Amor à Eucaristia – Gilmara Brito

Na Eucaristia, o Senhor se dá a nós com seu corpo, sua alma e sua divindade, e nós nos convertemos em uma só coisa com Ele e entre nós. Não podemos participar do banquete da Eucaristia de qualquer forma, comungar não pode ser um hábito ou uma simbologia, precisamos nos preparar espiritualmente e saber que aquele momento é um dos momentos de profunda misericórdia e amor de Deus para conosco. A Eucaristia é a ceia de amor, não há outra maior ceia do que aquela que Deus, em sua infinita plenitude, se faz pequeno e se dá em Corpo e Sangue.

Jesus se une a nós por meio da eucaristia e é a maior prova de amor, pois a cada Santa Missa Ele se sacrifica por nós e se faz presente por meio da comunhão. O amor muitas vezes dói, exige renúncia, sacrifício e a Eucaristia nada mais é que o Sacrifício de Cristo na forma de ceia Pascal. Transubstanciado no pão e no vinho, Jesus se oferece como cordeiro imolado que tira o pecado do mundo. “Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a eles dizendo: isto é o meu Corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim. E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22,19-20).

A Eucaristia é a presença real de Jesus, por isso além de comungarmos, precisamos adorar Jesus Eucarístico, pois o sacrário é a morada do Senhor, que quis ficar perto das nossas moradas para não nos deixar órfãos para nos fazer companhia, ouvir nossas dores, nossas alegrias e nos ensinar o significado do verdadeiro amor.

Comungar e adorar Jesus Eucarístico é estar intimo dEle, no modo de pensar, nos sentimentos e na conduta de vida. Viver alimentado pela Eucaristia é amar como Jesus amou, não é amar por emoção ou sentimentalismo, pois infelizmente dizer que ama alguém está banalizado de tal forma que perdeu o sentido da caridade e virou filantropia. A caridade é a capacidade de sair de si e colocar-se no lugar do outro, de ir ao encontro do outro, sem inferiorizá-lo nem exigir algo em troca. Cristo na morte redentora da cruz nos demonstra o maior exemplo de caridade dando sua vida, e amando seus inimigos por meio do perdão. “Pai, perdoai-lhes pois eles não sabem o que fazem”. A eucaristia é o gesto de caridade de Deus pela humanidade. “Eu sou o Pão da vida que desceu do céu. Quem come deste Pão vencerá a morte e terá vida para sempre”.

 

Deixe uma resposta