Livre Arbítrio

Como Santo Irineu diz, o homem é dotado de razão e por isso é semelhante a Deus: foi criado livre e senhor de seus atos; não somos meros fantoches, merecemos a dignidade e, por consequência, possuímos a liberdade. “A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados” CIC, 1731.

“É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.” Gálatas 5, 1. “O ato de fé é sempre livre, essencialmente livre, tão livre que sem liberdade não pode existir a fé: ou se crê livremente, ou não se crê” (frase de Dom Francisco de Aquino Corrêa, em 1937). O homem só é plenamente livre quando está em comunhão com Deus. Liberdade não tem nada a ver com fazer o que quiser, na hora que ‘der na telha’, isso se chama irresponsabilidade e só leva à catástrofe.

A liberdade, muito mais profundo e sensato do que fazer o que bem entender e da forma que convier, é aliada sempre à responsabilidade, tendo por direção nosso bem maior, Jesus. “Tudo é permitido. Mas nem tudo convém. Tudo é permitido. Mas nem tudo edifica.” I Cor 10,23. São Josemaría Escrivá pergunta: “Que importa que de momento tenhas de restringir a tua atividade, se em breve, como mola que foi comprimida, chegarás incomparavelmente mais longe do que nunca sonhaste?” (1º capítulo do livro O caminho).

“O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar” CIC, 27.

Oração de Santa Teresa D`Ávila

Nada te perturbe, nada te amedronte.
Tudo passa, a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta!

por Lucas Almeida

Deixe uma resposta