O bom samaritano, a misericórdia p/ com o próximo- Vanessa Lauanna

Por 16 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Certamente você já leu ou ouviu falar das parábolas contadas por Jesus. Era através delas que Cristo ensinava várias verdades cristãs aos seus discípulos, fazendo-os entender de uma forma simples, mas exata, os ensinamentos do nosso Deus.

Uma das parábolas mais conhecidas da Bíblia é “O bom samaritano” (Lc 10, 30-37). Através dela, Jesus explicou o significado da expressão “ame o seu próximo como você ama a si mesmo” e nos ensinou a reconhecer os nossos próximos. Em suma, a história conta que um homem, vítima de um assalto, encontrava-se abandonado na estrada, beirando à quase morte. Um sacerdote e um levita, ambos considerados homens de Deus, caminhavam pela mesma estrada e não prestaram socorro ao homem ferido. Logo depois, um samaritano avistou o homem e resolveu ajudá-lo; lavou seus ferimentos, hospedou-o numa pensão e cuidou dele para que fosse curado. Cristo mostrou que o próximo do homem ferido foi o samaritano, que mesmo tendo crenças diferentes das judaicas, mostrou compaixão e ajudou prontamente o homem.

Nesse contexto, cabe-nos fazer uma análise de consciência e refletir sobre as vezes que nos faltou misericórdia e deixamos de estender a mão ao próximo e ajudá-lo. Quantas vezes nós agimos tal qual o bom samaritano, dando o máximo de si para ajudar alguém, seja essa pessoa conhecida ou não, em uma situação difícil? A verdade é que o egoísmo e o orgulho do ser humano normalmente o impede de seguir os ensinamentos de Deus e amar o próximo como Ele ama. O mundo muitas vezes endurece o nosso coração e nos faz pensar que cada um é responsável por si só, que o nosso compromisso é único e exclusivo com nós mesmos. Dessa forma, nos esquecemos de ouvir a vontade do Senhor e deixamos à margem os princípios e virtudes que Ele nos ensinou. Essas atitudes egocêntricas só nos aproximam do pecado, desvirtuam o nosso caminho e nos afastam de Deus. Não é assim que Ele sonhou conosco, pelo contrário, Ele quer que cada um de nós aja como agiu o Seu filho Jesus, com compaixão, perdão e amor.

“Ame o Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. O segundo mais importante é semelhante ao primeiro: “Ame os outros como você ama a si mesmo.” (Mt 22, 37-39) Por isso, não hesite quando for necessário agir como o bom samaritano, “Vá e faça a mesma coisa.” (Lc 10, 37).

Deixe uma resposta