O que são as Sagradas Escrituras- Diego Lima

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

A Palavra divina, pronunciada no tempo, deu-se e entregou-se à Igreja definitivamente para que o anúncio da salvação possa ser eficazmente comunicado em todos os tempos e lugares. Como nos recorda a Constituição dogmática Dei Verbum, o próprio Jesus Cristo mandou aos Apóstolos que pregassem a todos, como fonte de toda a verdade e de toda a disciplina de costumes, o Evangelho prometido antes pelos profetas e por Ele, comunicando-lhes assim os dons divinos. Isto foi realizado com fidelidade tanto pelos Apóstolos que, na sua pregação oral, exemplos e instituições, transmitiram aquilo que tinham recebido dos lábios e obras de Cristo, e o que tinham aprendido por inspiração do Espírito Santo, como por aqueles Apóstolos que, sob a inspiração do Espírito Santo, escreveram a mensagem da salvação.

O Concílio Vaticano II recorda que esta Tradição de origem apostólica é realidade viva e dinâmica: “ela progride na Igreja sob a assistência do Espírito Santo”. Não no sentido de mudar na sua verdade, que é imutável, mas progride a percepção tanto das coisas como das palavras transmitidas, com a contemplação e o estudo, com a inteligência dada por uma experiência espiritual mais profunda, e por meio da pregação daqueles que, com a sucessão do episcopado, receberam o CARISMA DA VERDADE.

A Tradição viva é essencial para que a Igreja, no tempo, possa crescer na compreensão da verdade revelada nas Escrituras. A mesma Tradição conhece a Igreja o cânon inteiro dos livros sagrados, e a própria Sagrada Escritura entende-se nela mais profundamente e torna-se incessantemente operante. É a Tradição viva da Igreja que nos faz compreender adequadamente a Sagrada Escritura como Palavra de Deus. Embora o Verbo de Deus preceda e exceda a Sagrada Escritura, todavia, enquanto inspirada por Deus, esta contém a Palavra divina.

Através da obra do Espírito Santo e sob a guia do Magistério, a Igreja transmite a todas as gerações aquilo que foi revelado em Cristo. A Igreja vive na certeza de que o seu Senhor, tendo falado, não cessa de comunicar hoje a sua Palavra na Tradição viva da Igreja e na Sagrada Escritura. A Palavra de Deus dá-se a nós na Sagrada Escritura, enquanto testemunho inspirado da revelação, que, juntamente com a Tradição viva da Igreja, constitui a regra suprema da fé.

Deixe uma resposta