Oração, armadura do cristão- Deborah Coutinho

Orai em todas as circunstâncias é o que Paulo nos diz na carta aos Efésios 6,18.  A oração é a armadura do cristão, sem ela nos vemos fracos, distantes de Deus e consequentemente propícios à ação do inimigo. 

Também faz parte dessa armadura a Bíblia, Palavra de Deus, que age como o escudo da salvação. O que nos resta é orar, orar e orar. Pedindo ao Espírito Santo força, discernimento, perguntando o que fazer e não esquecendo de pedir pelas outras pessoas que também precisam de oração.

Sabemos que Jesus resistiu ao inimigo usando da Palavra de Deus, pois ela serve para atacá-lo. Então, peguemos este exemplo e usemos mais dessa espada que nos foi deixada. A Palavra serve também para esclarecer os nossos pensamentos, se estão de acordo com os de Deus ou não. Paulo falando aos Hebreus 4,12 ensina: “A palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e da medula e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto diante daquele a quem havemos de prestar contas”.

E mais uma das partes da armadura é o capacete, que cobre toda a cabeça, ou seja, protege os nossos pensamentos, pois muitas vezes somos atacados através deles. O inimigo nos faz pensar que Jesus não nos ouve, que estamos sozinhos, enganados e faz-nos sentir culpados. Por isso, a mente que não se firma em Deus é propicia à ação do inimigo. Vestir o capacete da salvação é crer que Jesus morreu na cruz por nós, que somos livres e também que a Igreja por meio dos Sacramentos mostra a presença de Deus, quando o vemos atuando por meio da misericórdia.

Temos também nessa armadura os calçados. Paulo nos ensina a estar sempre de prontidão para anunciar o Evangelho. São calçados firmes para um solo irregular, que evita tropeços ou acidentes maiores, e isto nos dá um andar firme no solo, que faz o papel do mundo. Devemos estar sempre dispostos a anunciar a Palavra onde quer que seja e em qualquer circunstância, mas para isso temos que estar com a oração em dia.

Então, peguemos nossa armadura cristã, para que assim estejamos preparados para tudo que Jesus venha a nos pedir. É na perseverança que encontramos forças, no nosso grupo, onde têm pessoas que rezam por nós e nos ajudam a combater os bons combates. A oração é caminho que une espada, escudo, capacete e calçado em uma só vestimenta, em uma só verdade e caminho, Jesus.

Deixe uma resposta