Perseverança- Lorena Brasil

O que se entende por perseverança? Perseverança é a firmeza ou constância em um sentimento, em uma resolução, em um trabalho, apesar das dificuldades e dos todos os incômodos. É a virtude que contribui para o êxito na vida humana. Para a Teologia católica, a perseverança é uma virtude conexa com a da fortaleza; fortifica a vontade contra o temor de males iminentes e as dificuldades que provêm de um longo exercício da virtude.

“E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança; e a perseverança a experiência; e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5:3-5). Este texto mostra que devemos nos alegrar quando passamos por tribulações, pois elas dão início a uma seqüência que renova em nós a esperança da glória de Deus. Quando estamos no Senhor e as tribulações vêm sobre nós, o Espírito Santo produz em nós perseverança, ou seja, a capacitação para permanecermos firmes no Senhor a toda prova.

É necessário ter perseverança para prosseguir em busca do caminho da Salvação, pois passamos por períodos de provação que nos fazem até mesmo duvidar da presença de Deus ao nosso lado. É o período desértico, onde a aridez toma conta do nosso interior, não há vontade, ou seja, motivação alguma para dialogar com o Senhor. Deus parece que se ausentou sem motivo aparente, porém isso nunca acontecerá devido ao amor infinito de Deus para conosco.

João nos diz que Jesus Cristo se comprometeu com o Pai diretamente com seu povo, no sentido de guardá-lo, de modo que esse povo nunca perecerá. Na sua oração por seus discípulos, depois de terminar a Última Ceia, Jesus pediu que aqueles que o Pai lhe tinha dado fossem preservados para a glória. Cristo continua a interceder por seu povo, e é inconcebível que sua oração em favor deles fique sem resposta.

“Nós consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram falar da constância de Jó e conhecem o fim que o Senhor reservou para ele, porque o Senhor é rico em compaixão e misericórdia.” (Tg 5,11). Portanto perseverança em nossos propósitos mais lídimos é um apanágio para a nossa alma enfermiça. Ela nos traz o sentimento do dever cumprido. Assim, em qualquer dificuldade, lembremo-nos da frase de Jesus: “Não tema, crê” e tenhamos a certeza de que as grandes obras são executadas, não pela força, mas pela perseverança.

Deixe uma resposta