Provação diferente de tentação!- Ana Katielly

Quantas vezes nós Cristãos confundimos essas palavrinhas e seus siginificados e dizemos estar em tentação quando na verdade estamos vivenciando uma provação.

Pra começar-mos a entender melhor o que siginifica cada uma dessas realidades tomemos a Palavra do Senhor que se encontra em Rm 5,3-4 e Tg 1,14-15.

E não só isso,pois nos ufanamos também de nossas tribulações,sabendo que a tribulação gera constância,a constância leva a uma virtude provada e a virtude provada desabrocha em esperança.”

“Antes cada qual é tentado por sua própria concupiscência,que o arrasta e seduz.Em seguida,a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz;e o pecado,uma vez maduro,gera a morte.”

Pelo que vemos nessas palavras a primeira diferença entre tentanção e provação é que a provação por vir de Deus é necessária ao crescimento do homem interior em vista de uma virtude comprovada e a tentação por vir de Satanás nos leva ao pecado e à a morte.

Quando vivenciamos a provação em nossa vida é um momento de graça e de benção da parte de Deus para conosco,pois Ele prova os que ama assim como o ouro é provado no fogo e o diamante vai sendo lapidadonas mãos do ourives assim somos nós nas mãos de Deus.Nos momentos de provação o nosso homem interior cresce e amadurece na fé,pois percebe assim como São Paulo que basta a nós a graça de Deus (cf 2Cor 12,9).

Nos momentos de tentanção o Inimigo nos leva a ir contra Deus assim como quis fazer com Jesus no deserto(cf Mt 4,1-11),nos leva a cometer pecados que nos afastam de Deus e nos levam a morte espiritual,é como se naquele instante Deus fosse o nosso inimigo que nos impede de fazer o que queremos e nós precisamos nos libertar das amarras e assim voltamos a raiz do pecado original que foi a desobediência a Deus e confundimos liberdade com libertinagem e nos deixamos arrastar e seduzir pelo pecado.

Nos perguntamos agora como saber que momentos estamos vivenciando em nossa caminhada e a resposta o próprio Senhor Jesus nos dá(cf Jo 16,4-15)quando nos promete o Espirito da Verdade que nos guiará no Caminho da Verdade que é o próprio Jesus(cf Jo 14,6),esse Espirito Santo nos foi enviado no dia de Pentecostes(cf At 2,1-4) e é Ele que nos trará discernimento quanto ao que estamos vivenciando em nossa caminhada se tentanção ou provação.

É com a ajuda do Espirito Santo que nós cristãos convictos de nossa fé iremos suportar as provações e enfrentar as tentações com o coração confiante na presença do nosso Deus que nos diz:

Eu vos disse essas coisas para que,em mim,tenhais a paz.No mundo tereis aflições.Mas tende coragem!Eu venci o mundo.”Jo 16,33

 

Totus tuus ego sum,Maria!

Fontes:Biblia Católica e Catecismo da Igreja Católica

Deixe uma resposta