Quarta feira Santa – Reflexão do Evangelho- Rodrigo Gadelha

Por 15 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Quarta feira Santa – Reflexão do Evangelho

Mateus 26, 14-25

Naquele tempo, 14 um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15 e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16 E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.
17 No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18 Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.
19 Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20 Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21  Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22 Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”
23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”

Nos versículos 14 a 16, vemos que Judas que foi ao encontro dos sumo sacerdotes, buscando saber quanto eles estavam dispostos a pagar, mas apesar desse interesse financeiro, Judas ainda demonstrava certas dúvidas que Jesus era mesmo o Messias, por causa de sua postura, apesar de todos os prodígios realizados por Jesus, Judas esperava um Salvador com a mesma postura que Davi, antigo rei judeu, conhecido por seu espírito de luta e a intenção de Judas, era ver se com esse risco de perigo, ele se revelaria tal qual faria Davi.

Nos versículos 17 e 18, podemos observar que a páscoa se aproxima, pois para os judeus, a festa do Ázimo ocorria antes da Páscoa e Jesus já anuncia que o Plano de Deus está próximo, pois ele anuncia que seu tempo está próximo. Esse tempo ao qual ele se refere é seu tempo na Terra.

Nos versículos 19 a 25, Jesus anuncia que um dos seus irá lhe trair e todos acabam tendo o mesmo sentimento de tristeza, mas ao invés de olharem para os outros, cada um vai perguntar ao próprio Cristo, apenas de si, sem perguntar se é algum outro discípulo, mostrando que eles realmente têm uma fé em Jesus e nas escrituras, pois Jesus relata que as sagradas Escrituras narram o que irá acontecer com ele. Judas, preocupado, pergunta a Jesus se é ele o traidor, meio duvidoso se Jesus realmente saberia que ele viria a ser o traidor, mas a resposta de Jesus revela que ele enxergou o coração de Judas, demonstrando com firmeza que sabe de tudo que está para acontecer. Judas também fica temeroso, porque Jesus fala que seria melhor que não tivesse nem nascido o traidor.

Deixe uma resposta