Quinta feira Santa – Reflexão do Evangelho- Rodrigo Gadelha

Por 15 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus.
3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.
6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.
8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!”
Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.
9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.
10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.
11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.
12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.

 

Nos versículos 1 a 5, vemos que Jesus encontrava-se em um dilema, pois ele como Filho de Deus e também 100% Deus, sabia de todos os planos de seu Pai para ele e a humanidade inteira, sendo que Deus deixa tudo na responsabilidade de Jesus, como menciona no versículo 3. Justamente por tudo estar entregue em suas mãos, eis que Jesus decide colocar em sua responsabilidade, a missão de lavar os pés dos discípulos, serviço esse que normalmente era de responsabilidade de algum servo ou escravo.

 

Nos versículos 6 a 15, vemos os dois motivos pelo qual Jesus surpreende seus discípulos, ao lavar seus pés. O primeiro motivo, é de purificá-los, pois Jesus é bem claro com São Pedro, no versículo 8, quando Pedro se nega a permitir que Jesus lave seus pés e Jesus responde que se não o fizer isso, Pedro não terás parte com ele. Na bíblia, a água tem o simbolismo de lavar o que está sujo. Jesus retifica a questão da purificação no versículo 11, quando afirma que nem todos estavam limpos, referindo-se a Judas que iria lhe trair. O outro motivo pelo qual Jesus lavou os pés dos discípulos, foi para mostrar a importância de ser exemplo e de humildade, afirmando que em breve todos os discípulos iriam agir da mesma forma, ou seja, com humildade e com amor, pois foi com amor que Jesus sempre agiu com os discípulos e através do serviço, da doação e da humildade, que outras pessoas terão a mesma oportunidade de sentir o mesmo amor que os discipulos sentiram e terem dessa forma, os corações lavados e purificados.

Deixe uma resposta