Ser Jovem, Ser Santo- Lorena Brasil

Por 16 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

O grande questionamento da existência e da descoberta do jovem é se realmente é possível viver os benefícios, as expectativas deste tempo sem abandonar Deus. Os jovens não temem sacrifícios, desafios, mas sim uma vida sem sentido; viver neste mundo sem ser do mundo. São Paulo nos afirma: “não vos conformeis” em outras palavras, não tomeis a forma deste mundo.

O jovem é marcado por uma particularidade: a curiosidade radical. Não se passa a ser santo se não for a partir do encontro radical com a pessoa de Jesus Cristo. Então, o mais lógico a se fazer é ir de encontro com Ele e conhecê-Lo, e, a partir daí, viver a santidade.

O maior desafio (e não é apenas para os jovens) começa na solidariedade, na partilha, no tratar a “todos” com igualdade e fraternidade, na humildade das ações, no interesse para com “todos” os irmãos, na renúncia de atitudes arrogantes, ou seja, na compreensão de que as diferenças são saudáveis, pois somos “todos” santos e pecadores.

“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II).

Quando falamos em “ser santo”, pensamos nos santos como pessoas sérias e mal humoradas. Entretanto, o convite que o Senhor nos faz a cada dia, é de sermos santos sem deixar de sermos jovens, pois o jovem é alegre, cheio de vida com pique para fazer tudo que vem pela frente, independente dos obstáculos que tenha.

O jovem santo do nosso século vai ao cinema, vai ao teatro, ao boliche, a praia, academia, estuda, trabalha, ou seja, tem que viver. Ser santo hoje não é se isolar do mundo, mas estar no meio, vivendo a santidade nos acontecimentos normais de nossa vida de jovem.

Unir a jovialidade com a certeza de que Deus está conosco é totalmente possível. Ele não tira nada, pelo contrário Ele dá tudo! É com a mão forte d’Ele que contamos quando caímos. Ele tem a voz que ecoa no silêncio do nosso coração, nos acordando para vida. Ser santo é ser alegre e feliz, porque Deus nos fez assim. Sejamos Santos, mas sem deixar de ser jovens, pois a santidade é a alegria da nossa juventude, é através dela que chegaremos ao céu.

Deixe uma resposta