Vida Cristã- Carolina Rodrigues

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda” (Jo 15,16)

A vida cristã é, antes de tudo, um sentido da vida que se manifesta na experiência cristã.  Deus nos chama a iniciar essa vida, nos garantindo que não é um caminho fácil, mas que, ao mesmo tempo, vale a pena (Mt 16,24-25). Renunciamos tudo aquilo que vivemos anteriormente para iniciarmos uma nova vida, morremos para o mundo e passamos a possuir uma vida em Cristo.

Mas em que consiste a vida de um cristão? O que significa termos que renunciar a si mesmos? Precisamos mesmo morrer para o mundo? Deus em nenhum momento que nos faz esse pedido tem o objetivo de nos impedir de vivermos a vida que temos. Ele nos faz um convite, e cabe ao nosso coração dizer o “sim” que Ele tanto espera. E é somente desse “sim” inicial que Ele precisa porque, de resto, tudo será graça que irá nos renovar, revitalizar e conduzir para o centro de Sua vontade. Muitos de nós, cristãos, e principalmente jovens, temos medo de perder nossas vidas ao entregá-las para Deus, mas, mal sabemos que a última coisa que irá nos acontecer é perder nossas vidas.

Deus não quer que larguemos o mundo para estar com Ele, porque é exatamente no mundo que Ele precisa de nós. Deus nos escolheu para que possamos ser canais d’Ele para o mundo. Ele conhece cada um de seus filhos, suas necessidades e também suas capacidades. E é nisto que consiste a nossa vida cristã, em deixarmos que Ele faça em nós e por nós, para que o mundo possa ver a Sua Glória. Que sejamos como Abrão que confiou no Pai (Gn15,6) e deixou que nele fosse realizada a vontade de Deus. “Deus disse-lhe: Esse é o pacto que faço contigo: serás o pai de uma multidão de povos” (Gn 17,4) Deus garante a Abrão (agora Abraão) que Ele o tornará fecundo para que seja feita a vontade d’Ele, e Abrão o atende, porque confia no Pai. E é nisto que consiste a aliança que fazemos com o nosso Pai, em confiarmos n’Ele e abrirmos as portas dos nossos corações. Para que possamos ser terrenos férteis para a palavra de Deus e para as missões que Ele nos concede.

“Bem aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1,45). Que, como cristãos católicos, busquemos nossas forças também naquela que nos foi concedida como mãe, naquela que viveu cada segundo de sua vida para servir ao nosso Senhor, que não teve medo de dizer o seu “sim” e que, com tanto amor, viveu até o seu último momento, para adorá-Lo. Que tenhamos o dom de crer, para que nos seja dada a graça de realizar as obras do Senhor e, assim como foi na vida dela, também há de se cumprir as maravilhas de Deus na nossa vida. Que a tenhamos não só como exemplo de santidade e perseverança, mas também como exemplo de vida cristã.

É desejo do coração de Deus que vivamos de acordo com a Sua vontade, Deus nos confia uma missão e espera que a cumpramos e, é por meio do Espírito Santo que nos é concedido, que temos força e fé para realizar as obras de Deus. Que nunca cesse em nós esse desejo de seguir a Deus, que tenhamos viva em nossos corações essa vontade, para que, por meio de nós, Deus realize maravilhas nas vidas de muitos. Que peçamos sempre a força da fé, para que creiamos nas promessas de Cristo para as nossas vidas. (Jo 14,12)

“Portanto, meus muito amados e saudosos irmãos, alegria e coroa minha, continuai assim firmes no Senhor, caríssimos.” (Fil 4,1)

Deixe uma resposta