Vocação Leiga e Matrimonial- Lorena Brasil

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

Quando dizemos que somos vocacionados, a própria palavra diz, somos convocados e não apenas chamados ou convidados. A Palavra de Deus nos convoca para sermos como os primeiros cristãos, sinais do Reino de Deus no mundo. Em nossos tempos temos uma grande história de fé e grande conhecimento do projeto de Deus, projeto de vida em abundância para as pessoas, porém, falta assumir com coragem, com eficiência este projeto de Deus, e isto só acontece quando cultivamos um relacionamento mais profundo com Deus. Na intimidade com Deus é que seremos capazes de entender o caminho que segue a sociedade e o caminho que segue a Igreja, para exercermos o profetismo.

O leigo é ao mesmo tempo o homem da Igreja no coração do mundo e o homem do mundo no coração da Igreja. Ele está sempre questionando o conjunto da Igreja com suas experiências de participação nos problemas, desafios e urgências do mundo secular. Ao mesmo tempo está sempre questionando e enriquecendo o mundo com as riquezas da Boa-Nova de Cristo que traz em si. Nos lugares onde vive e se relaciona, o leigo é muitas vezes a única presença da Igreja.

Ao campo específico da atividade evangelizadora do leigo é o vasto e complexo mundo da política, da educação, dos meios de comunicação social, da economia, da realidade social, da cultura, das ciências, das artes, da realidade internacional… Sua tarefa é transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus na história, criando fraternidade.

Além desta sua presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente a comunidade eclesial. São os ministérios: catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da palavra, do canto, da saúde, da promoção social etc.

Já o casamento é uma vocação bem definida dentro da Igreja. Os esposos são chamados a viver uma espiritualidade característica. Instituído pelo próprio Cristo, o matrimônio é uma íntima comunidade de vida e de amor.

O amor conjugal é um caminho para Deus e ajuda os esposos na sublime missão da maternidade e paternidade.

Portanto a vocação matrimonial é o chamado que Deus faz ao homem e a mulher para constituírem uma comunhão geradora de vida. “A família é assim o celeiro das vocações que pelo sacramento do matrimônio, participa da missão educativa da Igreja, que é mestra e mãe, denominada igreja doméstica. A família oferece as condições favoráveis para o nascimento e o crescimento das vocações. As famílias têm a missão de educar seus filhos e filhas para uma autêntica vida cristã. Ao cultivarem os valores da fé, a família abre espaços e tempos para que os filhos possam discernir o chamado de Deus. Na verdade uma autêntica família cristã, testemunha fiel no mundo e comprometida com os ministérios na comunidade, proporciona um confronto sadio entre os ideais e sonhos dos adolescentes e jovens com as propostas do Evangelho, as necessidades da Igreja e da humanidade.”

Deixe uma resposta