Vocação Sacerdotal- Júnior Morais

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

Paz e Bem a todos queridos irmãos. Estamos reunidos mais uma vez diante desta obra de Deus que evangeliza através dos meios de comunicação. Peçamos hoje a Jesus a graça de nosso coração ser terreno fértil para tudo aquilo que Deus tem a nos dizer através desta formação.

Na nossa Igreja existe o sacramento do batismo, a qual ele nos convida por vocação a viver a castidade. O Espírito Santo concede o dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo. (§ 2345). Todo batizado é chamado à castidade. O cristão “se vestiu de Cristo”, modelo de toda castidade. No momento do Batismo, o cristão se comprometeu a viver sua afetividade na castidade. (§ 2348) – (Catecismo da Igreja Católica).

Deus tem uma vocação, um sentido para nossas vidas e nós temos que pedi-Lo o discernimento necessário para viver conforme a vontade Dele. Alguns são chamados a viver a vida religiosa, outros o matrimônio, outros a vida sacerdotal. Enfim, se Ele nos chama a viver conforme sua vontade é porque Ele sabe o que nos fará feliz, pois foi Ele quem nos criou.

A vocação sacerdotal é uma das mais belas, puras e límpidas de todas as vocações. Jesus Cristo foi o único e eterno sacerdote e através desta vocação Ele nos chama a imitá-lo, a ser mediador entre o povo e Ele, assim como Ele é o mediador a Deus Pai. Felizes são os que o Senhor chama para imitá-lo e se tornar santo. Santo Cura d’Ars dizia: “Se eu me encontrasse com um Sacerdote e com um Anjo, saudaria primeiro o Sacerdote, e depois o Anjo. Se não tivéssemos o Sacerdote, de nada nos valeria a Paixão e a Morte de Jesus. Para que serviria um escrínio cheio de jóias de ouro, se não houvesse alguém para abri-lo? O Sacerdote é que tem a chave dos tesouros celestes.”

Para se tornar sacerdote, o homem irá receber o Sacramento da Ordem que contém três graus:

· O diaconato: O cristão torna-se diácono. O diácono tem entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade. Vale lembrar que um homem que recebeu o Sacramento do Matrimônio pode ordenar-se Diácono, mas se receber primeiro o Sacramento da Ordem não poderá receber o Sacramento do Matrimônio.

· O presbiterato: O diácono torna-se padre, ou sacerdote, ou presbítero. O sacerdote tem a autoridade para exercer alguns dos sacramentos da Igreja Católica, tais como o sacramento do matrimônio, da reconciliação etc. Ele tem especial cuidado pelos pobres, doentes, marginalizados, oprimidos. É alguém compreensivo, paciente, amigo e reconciliador.

· O Episcopado: Torna o sacerdote em Bispo. O Bispo pode realizar alguns sacramentos que os sacerdotes não podem, tais como o Sacramento do Crisma, a confirmação do batismo.

O mundo atualmente tem desfigurado muito a imagem de santidade dos santos sacerdotes, mas isso se dá porque o padre não só anuncia a verdade, mas denuncia a mentira e a injustiça, por isso é frequentemente perseguido. Sem o santo padre, não teríamos a nossa força e vitória que é Jesus Eucarístico, por isso respeitemos e louvemos por nossos santos sacerdotes que assumiram essa missão de nos aproximar com Deus.

Bom, queridos irmãos espero ter ajudado a vocês em mais esta edição desta santa obra. Lembre-se que Deus o chama hoje, amanhã pode ser tarde demais. Rezemos a Jesus hoje e peçamos a graça de ouvir qual é a vontade Dele sobre nossas vidas e assumamos esta vontade, porque Deus é fonte de toda a vida.

Deixe uma resposta