Ministério de Liturgia

Definição:
Ministério do Grupo de Oração Pentecostes encarregado de serviços relacionados às celebrações litúrgicas, principalmente a Santa Missa, as Adorações diante do Santíssimo Sacramento e as Vigílias, promovidas pelo Grupo de Oração Pentecostes ou pela Paróquia de Fátima. Tais celebrações também podem ocorrer em outros eventos e missões. Visando ao aperfeiçoamento da execução e da compreensão da espiritualidade dos serviços supracitados, o Ministério deve ser responsável, também, pelo aprendizado de temas litúrgicos, em concordância com o que determina a Igreja Católica, englobando, a título exemplificativo, o estudo de cartas encíclicas, concílios, bem como do Missal Romano. Devese destacar, ademais, a constante prática vocal, a fim de que se especialize um dos objetos precípuos da Liturgia, qual seja, o de levar os ensinamentos de Jesus Cristo, por meio de gestos e palavras.

Objetivo Geral:
• Ministério que, por meio do estudo da Liturgia e do serviço em celebrações litúrgicas, principalmente a Santa Missa, bem como em Adorações diante do Santíssimo Sacramento, busque demonstrar por meio de gestos e palavras a presença e a ação de Deus na Sua igreja e como nós devemos agir com Ele, o que é, basicamente, o objetivo da Sagrada Liturgia. A partir disso, o Ministério deve também incentivar o conhecimento acerca da Liturgia e o zelo que se deve ter com a mesma, tendo em vista que nela Deus está presente de forma mais concreta, principalmente na Sagrada Eucaristia. Além dos objetivos gerais supracitados, o Ministério tem o objetivo específico de formação de ministros da Palavra.

Funções:
• Suprir a necessidade da Pastoral da Juventude no âmbito do serviço litúrgico da Igreja de Fátima, quando couber, principalmente nas Santas Missas.
• Perfazer o serviço nas Adorações diante do Santíssimo Sacramento realizadas pelo Grupo, de uma forma geral, englobando os Ministérios e o Projeto Emaús.
• Suplantar a evangelização dos membros do Ministério, por meio de formação, com o foco no Catecismo da Igreja Católica, Concílio Vaticano II, Sacrossanto Concílio, Missal Romano e demais documentos litúrgicos. Ressalte-se que, como toda Evangelização, a oração, partilha e integração também são funções evangelizadoras.
• Estabelecer elo com a Pastoral dos Coroinhas e dos Acólitos. São necessários três membros, escolhidos pela coordenação, para atuar nesta pastoral.
• Estabelecer elo com a Pastoral da Liturgia. São necessários três membros, escolhidos pela coordenação, para se fazerem presentes nas reuniões de Conselho Pastoral a fim de estabelecer comunicação entre esta Pastoral e o Ministério.

Faça o download da Estrutura Organizacional e saiba mais!