No princípio não era assim

Por 15 de novembro de 2016 Formação, Humana Um Comentário

A presente formação se refere ao 1oº ciclo da teologia do corpo, que possui 23 catequeses e trata do projeto inicial de Deus para a criação.Tudo dentro da criação é essencialmente bom, desde a mais simples pedra aos homens e anjos (os seres mais perfeitos dentro da mesma), entretanto, Deus não criou esses seres mais perfeitos para serem meros fantoches, pois os deu o livre-arbítrio.

O livre-arbítrio é uma consequência do amor divino por nós, que pode ser usado de forma certa ou errada; no livro de Gênesis, vemos o surgimento do mal, o pecado, na humanidade, uma vez que Adão e Eva, persuadidos pela serpente, quiseram ser “como deuses” e comeram do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, como vemos no 3o capítulo do respectivo livro.

E assim, surge a esclerocardia, uma doença espiritual que tem como causa o pecado de Adão e Eva(pecado original) e que consiste na desordem no modo humano de amar. Vejamos o parágrafo 1607 do Catecismo: “Segundo a fé, essa desordem que dolorosamente constatamos não vem da natureza do homem e da mulher, nem da natureza de suas relações, mas do pecado. Tendo sido uma ruptura com Deus, o primeiro pecado tem, como primeira consequência, a ruptura da comunhão original do homem e da mulher”.

Vejamos também Mt 19, 1-9; nesta passagem bíblica os fariseus procuram a Jesus e O questionam sobre o divórcio, Ele, por sua vez, cita o livro de Gênesis e diz: “não separe o homem o que Deus uniu”, ou seja, o homem não pode rejeitar sua mulher por motivo qualquer; os fariseus continuam e dizem que Moisés aceitou o divórcio, entretanto, Nosso Senhor responde-lhes: “É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério”. Tanto na passagem passada, como no Evangelho de São Mateus, versículos 31 e 32 do quinto capítulo, Nosso Senhor nos diz que o matrimônio é sagrado e não pode ser “quebrado” por motivo qualquer, afinal, foi criado por Ele.

Que tenhamos sempre Jesus Cristo e Sua Igreja por norte, por guia, renunciando sempre ao pecado e tomando nossa cruz diariamente pois, como Ele disse em Mt 16, 24: “se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”.

por Lucas Almeida

Join the discussion Um Comentário

Deixe uma resposta