A Esperança – Ítalo Menezes

Viver esperançosamente é acreditar que Deus sempre está preparando algo para nossa felicidade

 

  Muitas vezes em nossa caminhada, deparamos com situações extremamente difíceis, notadamente dúvidas e questionamentos que aparecem em nossas vidas e que, por mais que tentemos obter as respostas e nos livrarmos de seu peso, eles teimam em persistir no mais profundo de nossos corações.
Assim, uma vez não alcançadas rapidamente as respostas, tornamo-nos pessoas angustiadas, ansiosas, nervosas, o que gera, depois de algum tempo, sentimentos e vontades de lamuriar, blasfemar contra Deus, desacreditar, enfim, perder a esperança. Entretanto, Deus nunca desampara o seu servo, pois dessa forma não seria um Deus amor, mas, sim, um verdadeiro tirano.
Neste sentido, a esperança revela-se como virtude a ser cultivada na caminhada de qualquer cristão que esteja, verdadeiramente, disposto a realizar o a vontade de Deus em sua vida. Esperar em Deus, por mais nebulosos e sombrios que pareçam ser os caminhos, constitui-se em ato de grande fé, pois acreditar e confiar em Deus quando tudo parece feliz e calmo não é lá tarefa das mais difíceis. Entretanto, manter a fé no Senhor nos momentos de tribulação e provação e acreditar que só Ele tem poder para tirar um bem maior de um grande mal é onde se revela a virtude da esperança.
Pessoas que não tem esperança são pessoas sem motivação de vida. Não possuem razão para viver. Viver sem esperança é tornar-se como semovente, sem saber por que nem para que vive.
É como uma vaquinha. Todo o dia sai para pastar, conduzida pelo peão, anda, come, dorme, etc…, mas não entende bem o que faz. Somente faz.
Para os cristãos, Deus é a razão de viver. Esperar nesse Senhor é a maior motivação e alegria que se pode ter para trilhar os caminhos tortuosos da vida. Viver esperançosamente é acreditar que Deus sempre está preparando algo para nossa felicidade, ainda que para darmos vários passos à frente precisemos primeiro dar alguns passos para trás. Só Deus é capaz de concretizar nossas esperanças.
Muitas pessoas sofrem em suas vidas e passam a carregar profundas feridas interiores pela desesperança que lhes acometeu, quase sempre em virtude de terem depositado em pessoas ou coisas a esperança de sua felicidade, quando o único destinatário de tal depósito é Deus.
Assim acontece, por exemplo, com o namorado que depositou tanta esperança em sua namorada e mais tarde percebeu que ela não era digna do seu amor. Da mesma forma acontece com quem esperou tanto de um amigo e mais na frente se sentiu traído por ele.
E é de se notar que a palavra desespero possui uma íntima ligação com a palavra desesperança. A falta de esperança, certamente, conduz ao desespero. Pessoas que não esperam em um Deus que é maior do que o mundo, mais forte do que a morte, mais poderoso do que os exércitos, tornam-se desesperadas por não verem soluções para os seus problemas. Se não cultivarem, de logo, a esperança em seus corações, permanecerão para sempre desesperadas.
Assim, passemos a semear a esperança em nossos corações. Se não esperarmos que Deus possa fazer algo por nós, quem poderá? Sejamos pessoas que acreditam na manifestação extraordinária do amor desse Deus que por nós é capaz de tudo fazer. Creiamos. Recuperemos a razão de viver. Não permitamos que os problemas nos afundem. Esperemos que Deus virá em nosso socorro, porque, cedo ou tarde, Ele virá!

Deixe uma resposta