A Fé Católica- Carolina Rodrigues

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

A Igreja é Deus. Como podemos, como verdadeiros cristãos, achar que ela, em questões espirituais e religiosas pode estar errada? A Igreja não erra, e por isso é Santa, porque Deus é sua cabeça e o Espírito Santo é a sua alma. “Tudo que ligares na Terra, será ligado nos céus; tudo que desligares na Terra, será desligado nos céus” (Mt 16, 19), será mesmo que Deus permitiria que algo fosse ligado na Terra sem que fosse da Sua vontade? Mas precisamos ter o discernimento que, por mais que seja a Casa de Deus, a Igreja é formada por homens pecadores, dizer que ela é infalível não quer dizer que ela não seja sujeita a cometer pecados. Diante de todos os erros cometidos pela Igreja, temos que ter a consciência de que foram atos realizados pelo homem, por pecadores, mas, se a Igreja não fosse mesmo Santa, será que tantos pecados, tantos “erros” e tantas condenações a que ela é submetida até hoje, não teriam sido o suficiente para derrubá-la? Não! Deus nos fez uma promessa, “… as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18), e, hoje, com mais de 2000 anos, a Igreja Católica permanece firme, espalhando o Evangelho para o mundo, mostrando Deus para as pessoas, cumprindo as obras que Deus nos chama diariamente a realizar.

Jesus, antes do seu sacrifício, promete aos seus discípulos que deixará um Paráclito com eles, e é este mesmo Paráclito que nos ensinará a verdade e nos levará para o caminho escolhido por Ele. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.” (Jo 14, 15-16). É por meio do Espírito Santo e dos Sacramentos realizados na Igreja Católica que nós, cristãos, dizemos o nosso “sim” para a vontade de Deus nas nossas vidas. Deus está vivo na Igreja e é através dela que Ele realiza suas obras, é na Instituição fundada por Jesus por meio de seus apóstolos que atenderam ao chamado de Cristo que, todos os dias, Jesus repete o seu sacrifício para nos salvar.

Uma das passagens mais concretas na Bíblia que afirma que Cristo é o único caminho verdadeiro para o Pai é a de Jo 14,6; foi deixando a Igreja para os cristãos que Jesus nos proporcionou a graça de podermos estar perto do Pai, mesmo pecadores, mesmo com nossos erros, Ele nos pede fé, nos pede serviço e, sem mesmo merecermos muitas vezes, Ele nos enche de graça e força. É por isso que a Igreja Católica é o único caminho verdadeiro, porque ela foi deixada por Deus, porque Ele afirma que só encontraremos ali a salvação e que Ele sabia que chegaria o tempo em que os homens já não mais suportariam essa doutrina e que procurariam outras paixões e outros mestres, fugindo da verdade e se atirando à fábulas (2Tm 4,3-4), mas, nós, verdadeiros cristãos, sabemos que seria impossível encontrar outro como Ele, porque sabemos que Ele foi o único que mandou seu próprio filho para morrer e salvar milhares de pecadores. Existe algum outro “deus” que fez isso por seus discípulos?

Deus nos chama a “Ser Igreja”, mas para que possamos ama-la e servi-la como verdadeiros cristãos é preciso, antes de tudo, conhecê-la. Nenhum cristão católico poderá ser verdadeiramente Igreja se antes não conhecer a instituição a que serve e, conhecendo-a, ter a certeza no coração e a fé de que ela é e sempre será una, santa, católica e apostólica. Não deixemos que “lobos ferozes” (Mt 7,15) nos afastem da casa do nosso Deus, sejamos cristãos, sejamos católicos, busquemos no Pai a nossa salvação, o nosso aprendizado, estudemos a palavra, comunguemos do corpo de Cristo, sejamos servos fiéis do Senhor e transformemos o nosso viver em uma constante oração e, enfim sejamos, acima de tudo, Igreja!

A paz!

Deixe uma resposta