Família: Igreja doméstica- Aparecida Melo

Por 15 de fevereiro de 2016 Humana Nenhum Comentário

Atualmente, o conceito de família para a sociedade vem se modificando. Para muitos, ser uma família é apenas o pai, a mãe e seus filhos vivendo juntos na mesma casa. E é aí que está o erro, esquecemos que a família vai muito além disso, pois ela não é do homem, e sim um dom de Deus.

É na família que aprendemos os nossos princípios e valores; e com a correria que é hoje em dia, os pais acabam não educando os seus filhos devidamente. Mas se eles não fazem isso outros vêm e “educam”, entram então em ação os meios de comunicação, cujos valores não convém com os valores pregados por Jesus. Então os filhos têm acesso à pornografia, fornicação, etc; e quando vai às ruas pode se envolver com drogas, ou roubo, porque ninguém lhe disse que aquilo era errado.

Então começam as brigas, a desunião e a casa que é a família começa a cair. E por que isso acontece? Porque não construíram o seu alicerce. Mas que alicerce é esse? É Jesus, amado irmão! Na sua palavra Ele nos diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem.” (Sl 126,1).
Mas as consequências da falta do alicerce na família não acontecem somente nos filhos. Quando o marido e sua esposa não entregam suas vidas a Deus, não abrem as portas para Jesus entrar em sua casa, acabam esquecendo daquilo que é fundamental em nossas vidas: o amor.
Essa é uma palavra simples, mas que significa muita coisa.

Quando uma família se preocupa demais em ganhar dinheiro, conquistar fama, aplausos, etc; vai se distanciando desse sentimento tão importante que é o amor.

O amor de esposa para marido, que é quando eles se dedicam um ao outro, têm a humildade de reconhecerem seus erros para se erguer e seguir em frente; o amor de pais para filhos, tendo sempre um diálogo, mostrando o que realmente importa nas nossas vidas,  ensiná-lo a amar Jesus e ao seu próximo.
Se uma família é edificada em Deus e está sempre de portas abertas para que Ele entre, todas as coisas boas vêm como conseqüência; além do amor também vem a união, que faz a família estar em comunhão entre si e com Jesus. Pois Ele nos diz: “E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer.” (Mc 3,25)

Um exemplo de família a ser seguido é o da Sagrada Família. José e Maria com toda a sua humildade, obediência e amor a Deus cuidaram do Filho de Deus que se fez homem. Peçamos o auxílio da Sagrada Família para que nós possamos lembrar do verdadeiro valor que a família possui, mesmo sabendo como é difícil conviver com aqueles que conhecem você tão bem.

Como disse Padre Pio de Pietrelcina:
“O maior sacrifício é o que fazemos no ambiente doméstico”.

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é e aumentai a nossa fé!

Deixe uma resposta