Intimidade com Deus

Intimidade com Deus… O que é e como é alcançada? Existem muitos métodos e às vezes essa intimidade parece difícil de ser concretizada. Mas Deus criou cada um de nós com um desejo de intimidade – intimidade com Ele. Devemos, portanto, chegar a algum entendimento do que Ele está pedindo de nós e o que está oferecendo. Devemos chegar à conclusão de que fomos criados para ter comunhão com o nosso Criador. Precisamos Dele e Ele nos deseja.

 “Deus nos deseja?” Sim! Ele nos quer e nos deseja. Ele deu o melhor que tinha em seu Filho unigênito para resgatar o que Adão abandonou no Jardim. E Ele fez isso em busca da intimidade. A intimidade nunca envolve apenas uma pessoa. Deus tem feito um grande esforço para dançar com a humanidade. Desde quando andou com Adão no Éden até hoje, o Seu desejo não diminuiu e nem mudou.

Tão grande foi o Seu desejo depois de Adão e Eva pecarem que Ele trabalhou intensamente para trazer a humanidade de volta a um lugar de comunhão íntima. Ele deu o Presente supremo para poder caminhar conosco no jardim de nossas vidas (João, 16). Do meio do Jardim, o Senhor chamou Adão. Hoje Ele está chamando os nossos nomes, esperando compartilhar o Seu coração conosco, esperando escutar as expressões de nossos corações.

Agora que entendemos melhor os desejos de Deus por intimidade, vamos considerar o que isso implica. O que significa? É difícil de alcançar? Tudo o que requer é a nossa busca incessante de uma relação duradoura e crescente com Deus.

Muitas vezes as circunstâncias em nossas vidas nos impedem de nos aproximar dEle. No entanto, Davi diz no Salmo 27, 10: “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.” Em outras palavras, independentemente de quem nos abandone, traia ou machuque, o Senhor é capaz e está pronto e disposto para nos abraçar.

Deus declara por toda a Sua Palavra que Ele é a nossa torre forte, o nosso refúgio, o nosso esconderijo – para citar apenas alguns. Ele é a nossa segurança, embora na maioria das vezes tenhamos a tendência de encontrar segurança em nossa posição, nossa riqueza e até mesmo em nossos amigos e familiares. De alguma forma, achamos que se nos tornarmos íntimos com Deus, vamos perder a nossa segurança. Na verdade, o oposto acontece. Ao conhecermos a Deus melhor, Ele incorpora todas as áreas de nossas vidas, melhorando cada uma com a Sua presença, poder e transformação  assentando-nos em um lugar seguro nEle.

Mas você não pode conhecer alguém com quem não passa tempo. A intimidade se desenvolve como um resultado do contato próximo com alguém ao longo de um período de tempo. A confiança é construída, a confiança cresce, os corações mudam, tornando-se queridos um ao outro. Você já pensou sobre o fato de que Ele já está esperando por você? Que pensamento incrível: o “Criador” de tudo o que existe ou jamais existirá está esperando para falar com você e comigo.

O que aconteceria se você passasse o seu dia repetindo “Jesus me ama” e fizesse isso durante um período de uma semana? Seu coração iria mudar. O primeiro passo de intimidade aconteceria: falar, compartilhar.

Quando pensar sobre Ele não for o bastante, tenha uma simples conversa. Afinal, Jesus caminhou como um homem e construiu relações da mesma maneira que fazemos hoje. Se você passar tempo lendo a Sua Palavra, Ele vai começar a falar os pensamentos de volta ao seu coração, dando-lhe orientação e encorajamento. Quanto mais você ler e souber, o mais terá para ouvir no seu tempo juntos. Esta é a segunda parte da intimidade: escutar e ouvir quando Ele fala ao seu coração: “Eu o amo não importa o que aconteça”. Seria bom ter um caderno no qual escrever as palavras e pensamentos que Ele impressiona em você. Esses lembretes serão muito úteis nos tempos difíceis. Ele nos diz para fazer memória de Sua Palavra e isso inclui o Seu falar aos nossos corações.

Não há nada que não se possa dizer a Deus. Não há nada em seu coração ou pensamentos que Ele queira que você tente esconder dEle. O Senhor não quer que você se sobrecarregue com algum jugo que Ele almeja carregar (Mateus 11, 28-29). Considere isto: Deus nunca fica surpreso com nada, mas está ciente de todos os aspectos de nossas vidas (Hebreus 4, 3). No entanto, Ele ainda nos ama e deseja com um amor eterno. Dê um salto de fé e derrame o seu coração ao amante de sua alma. Posicione-se para ouvir e Ele falará. As sementes da intimidade crescerão abundantemente.

por Pents A.C.

Deixe uma resposta