O que política tem a ver com religião? É preciso lembrar, antes de mais nada, que não somos chamados a professar a nossa fé apenas dentro da Igreja, durante a Santa Missa ou nos encontros de oração. Não! Somos chamados a professar a fé católica em todo e qualquer lugar que estejamos, somos chamados a dar testemunho em cada uma das nossas ações no dia a dia, inclusive – e principalmente – no nosso posicionamento político, uma vez que ele reflete as nossas ideologias e os nossos desejos de transformação da sociedade.
Portanto, torna-se fundamental tomar conhecimento das ideologias políticas, desde a sua concepção até a sua efetivação, para avaliarmos a sua coerência com a doutrina cristã que defendemos. O comunismo, no caso, diverge em tudo à fé católica. Para começar, o comunismo adota a filosofia do materialismo metafísico, que afirma que tudo que existe no mundo é matéria e não há nada além disso, não há espírito, portanto desacreditam de tudo que faz parte desta dimensão espiritual, desde a existência da nossa alma até existência de Deus, por exemplo.
Além disso, podemos considerar também o aspecto da propriedade privada e esclarecer essa questão que muitas vezes se sobressai no discurso comunista como algo positivo para a sociedade. O direito à propriedade privada é um direito natural, ou seja, oferecido por Deus à humanidade, e ninguém pode anular esse direito. Não ter poder sobre seus bens e até mesmo sobre a própria vida, é violar o desejo de Deus e nos tornar escravos, uma vez que nada nos pertence. A Doutrina Social da Igreja ensina que o respeito recíproco dos direitos e deveres e a caridade mútua levarão ao equilíbrio e à prosperidade dos povos, e não a “igualdade” subversiva pregada pelo comunismo.
De acordo com Decreto do Santo Ofício, publicado pelo Papa Leão XIII em 1949, e ratificado por João XXIII, Concílio Vaticano II e João Paulo II, tanto o Socialismo quanto o Comunismo são condenados como doutrinas anticristãs, por isso são causa de excomunhão imediata. Não só o voto gera excomunhão, mas também a publicação, propagação ou prestação de favor a estas doutrinas.
Diante do exposto, tenhamos a clareza e o discernimento de buscar defender em tudo a Verdade. Seja onde for, seja como for, sejamos testemunhas de Cristo.”A sociedade humana, tal qual Deus a estabeleceu, é formada de elementos desiguais, como desiguais são os membros do corpo humano; torná-los todos iguais é impossível: resultaria disso a própria destruição da sociedade humana.” (Leão XIII).
Comentários