A Teologia do Corpo do Papa João Paulo II

Por 31 de outubro de 2016 Formação, Humana Nenhum Comentário

São João Paulo II nos deixou presentes. Pode-se elencar um ótimo papado, a criação das Jornadas Mundiais da Juventude, as viagens aos continentes pela evangelização e por aí vai. O aprendizado que temos com sua vida é o de santidade.

Em meio a tantas virtudes, ele pode exercitar o poder da catequese nos ensinando sobre a existência humana e o ser. A partir daí, surgia o assunto Teologia do Corpo, que tanto enriquece a Igreja Católica.

A tradição iniciada pelo Papa Pio IX, em 1870, continuou com o papado de São João Paulo II. Chamadas de Audiências Gerais, os encontros acontecem às quartas feiras e são um modo de o Sumo Pontífice relacionar-se mais de perto com os peregrinos. É lá que acontecem as catequeses.

Foram 129 catequeses sobre a Teologia do Corpo, que mergulha no relacionamento entre homem e mulher. “O Papa conseguiu apresentar a sexualidade humana de maneira fiel ao ensinamento da Igreja e, ao mesmo tempo, nova. A tradição foi apresentada de um modo que o mesmo homem atual consegue entender”, como define o padre Paulo Ricardo.

No ano de 1985 foram publicadas 133 catequeses. É que algumas não haviam sido pronunciadas em público. Tudo isso virou um livro: “Homem e Mulher Ele o Criou”. A princípio, o santo analisa a criação do mundo e do homem.

O método utilizado também é um diferencial. Como tomista (estudando Santo Tomás de Aquino), utiliza o “personalismo”, em que usa o conceito de “pessoa”. Ainda foi adepto da “fenomenologia”, em que utiliza as experiências pessoas, extinguindo separação entre sujeito e objeto.

por Hayanne Narlla

 

Deixe uma resposta