Anunciação do nascimento de Jesus- Waddington Lúis

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré
O sexto mês inicialmente citado no inicio do versículo se refere à gravidez de Isabel, prima de Maria, que era tida como estéril, mas Deus atendendo as orações de Zacarias concebeu a eles a graça de ter um filho. Mesmo Isabel sendo de idade avançada, este filho chamado João Batista foi o precursor de Jesus Cristo, nosso salvador.
O anjo Gabriel é o portador das boas novas de Deus. A palavra “anjo” significa “mensageiro” e o nome “Gabriel”, “Força de Deus”.  Ele é o escolhido para anunciar as grandes obras de Deus. Ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do nosso Salvador e a Zacarias o nascimento de João Batista foi enviado à cidade de Nazaré para anunciar a Maria o nascimento do Redentor, escolhido por sua natureza pura e imaculada, semelhante à natureza de Nossa Senhora.

27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
O versículo apresentado se refere à missão do Arcanjo Gabriel e a pessoa a quem ele fora enviado, Maria, virgem e mãe do Salvador, que estava prometida em casamento a José. A casa de Davi que o texto fala, faz referencia à descendência de Davi, ao qual José fazia parte.

28. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
Neste versículo podemos ver a saudação feita pelo anjo Gabriel a Maria, que nos mostra que Maria está cheia do Espírito Santo. Ele que age em Maria para tornar possível a encarnação do Verbo e o nascimento do Salvador.

29. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
Maria nesse instante encontra-se temerosa, pois a saudação do anjo havia sido bastante incomum para aquela época já que a saudação “Ave”, em grego kaire, simbolizava uma saudação onde era exaltado o caráter e o chamamento do nomeado e só era utilizada para as grandes personalidades daquela época.

30. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
A graça encontrada nesse versículo se refere a “missão” atribuída por Deus a Maria para ser mãe do nosso Salvador, para ser a mãe de Deus. Devido a sua Imaculada Conceição e a sua vida, podemos constatar que Maria não peca por toda a sua vida.

31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
Aqui nós podemos constatar o cumprimento da profecia feita em Isaías 7,14.

32. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
Nesses versículos nós podemos constatar o dogma da Maternidade Divina de Maria, onde o anjo anuncia que ela será a mãe do Filho de Deus e que este Filho reinará sobre todos os seus descendentes, pois Ele é o Messias anunciado em Zacarias 12,10.

 33. e o seu reino não terá fim.
Nessa passagem o “reino sem fim” faz referência ao Reino de Deus que vai muito além de todos os reinos e impérios da Terra, pois Jesus governa junto com seu Pai e com o Espírito Santo o Reino dos Céus. Seu Nome permanecendo para toda a eternidade nos corações do que crêem n’Ele.

34. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
Maria nesse instante pergunta ao anjo como isso seria possível já que não havia se casado com José e permanece virgem.

 35. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
O anjo então lhe responde que tudo será obra do Espírito Santo, pois não poderia haver participação nenhuma de qualquer pecado para a Encarnação do Verbo, por isso a necessidade que Maria permanecesse virgem e explica que seu Filho será o enviado de Deus para a salvação de toda humanidade.

36. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,  
Esses versículos exprimem outro exemplo do derramamento da graça de Deus para aqueles que o buscam e o adoram, pois Isabel, prima de Maria, ficou grávida de João Batista mesmo com sua idade avançada.

37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
E por fim o anjo termina falando a Maria que ela não tenha medo, pois para Deus tudo é possível de ser realizado.

Deixe uma resposta