As origens da Ave-Maria- Pe. Reginaldo Manzotti

Por 16 de fevereiro de 2016 Maria Nenhum Comentário

O posto que Maria, a mãe de Jesus, ocupa em nosso coração sempre foi motivo de contestação e protestos por parte de quem não compartilha a mesma fé. Também por isso, precisamos entender todo o contexto da nossa devoção estando sempre bem informados sobre os nossos rituais e mistérios. Mas você sabe por que reza a oração da Ave Maria? E você sabe por que a reza desta maneira? A oração da Ave Maria é toda baseada no que está escrito na bíblia, portanto, é fundamentada pela palavra de Deus.

Segue a explicação frase por frase da Ave Maria, oração esta que foi organizada durante a Idade Média por um monge chamado São Bernardo, da Ordem Cisterciense.

Ave Maria Cheia de Graça, o Senhor é Convosco – A primeira frase da Ave Maria veio do livro de Lucas (Lc 01,28). “E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo”.

Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre –Quando Maria visitou Isabel, obteve dela a confirmação de sua bem aventurança. “E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” (Lc 1,42-43)

Neste ponto a oração chega ao seu vértice superior, com a invocação do nome de Maria e das propriedades que nos conduz a Jesus.

Santa Maria Mãe de Deus – Quando Jesus disse a João “Filho, eis aí a tua mãe”(Lc 19), o discípulo a levou para uma ilha em Éfesos, onde atualmente fica a Casa de Nossa Senhora, agora pertencente ao território da Turquia. No ano de 431, bispos se reuniram nesta mesma casa, em nome do imperador Teodósio, e decretaram que Maria era toda Santa, pois se Jesus é Deus, ela é a mãe de Deus. Portanto, ela é a Santa Maria Mãe de Deus.

Rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém! –Neste momento revela-se o que se sente quando estamos presentes em oração e intercessão universal por todos os homens. “Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos” (Rom 11,32)

Deixe uma resposta