Combate aos intrusos – Bruno Neves

Por 25 de fevereiro de 2016 Esto Vir Nenhum Comentário

Todo cristão deve imitar Cristo, em especial, todo homem deve inspirar-se na virilidade Dele. A luta é uma das atividades que fazem parte do universo masculino, a violência é mais acentuada nas nossas vidas. Ao remeter essa característica à história de Cristo, uma passagem rapidamente é lembrada: “Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam as pombas: Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes. Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10).” (Jo 2, 13-17)

O último versículo da passagem anteriormente citada explicita a motivação de Jesus; o zelo. Como vou zelar pelo templo de Deus? Antes de responder esse questionamento é recomendável que lembremos das palavras de São Paulo que afirmava que somos templos do Espírito Santo. Se eu sou o templo, quem são e onde estão escondidos os vendilhões? “É do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias.” (Mt 15, 19)

Nossa maior luta não é contra inimigos externos, mas conosco. Aquele que tiver coragem de ser violento consigo mesmo, de matar seus vícios subjugando seus instintos ganhará este combate que se repete no cotidiano. “É necessário trabalhar neste mundo, é necessário combater. Teremos toda a eternidade para descansar.” (São João Maria Vianney). Coragem, expulsemos os intrusos, porque o reino dos Céus é dos violentos.

Roguemos pela intercessão da Santíssima Virgem para que sejamos homens como Deus quer.

Deixe uma resposta