Como fazer do meu dia a dia uma escola de oração- Aline Melo

“A vida cristã deve ser vida de oração constante, procurando estar na presença do Senhor de manhã até à noite e de noite até à manhã. O cristão nunca é um homem solitário, posto que vive numa conversa contínua com Deus, que está junto de nós e nos céus.” (São Josemaria Escrivá)

Nós cristãos devemos levar uma vida de oração constante. Devemos viver a oração em todos os lugares e em todas as nossas atitudes. A nossa vida deve ser uma verdadeira oração. Mas como podemos fazer isto?

A oração é a forma pela qual nos comunicamos com Deus. É o meio pelo qual podemos falar ao Senhor sobre as nossas coisas e podemos também ouvir o que Ele tem a nos dizer. Mas a oração não é só entrar em contato com Deus. É viver com Ele, por Ele e pelos irmãos. “Rezar é viver, é amar e deixar-se amar, é evangelizar, abandonar-se em Deus, cantar salmos, olhar os lírios do campo, ouvir os pássaros, desabafar o coração, dizer ‘sim’ e nunca dizer ‘não’ a Deus”, diz o frei Patrício Sciadini em seu livro “Rezar é”.

A oração abarca toda a vida, de modo que tudo o que fazemos no dia a dia deve ser nela. As nossas intenções, ações, serviços, gestos, palavras, sofrimentos e alegrias de cada dia devem ser entregues a Deus em oração. Mas não é somente isso. Todas essas coisas devem ser o meio pelo qual fazemos nossa oração. Ou seja, as nossas atitudes, sentimentos e pensamentos devem não só nos levar a fazer a oração, mas também devem ser a própria oração.

Mas como fazer das nossas atitudes cotidianas uma oração? Durante todo o dia, desde a hora que acordarmos até a hora que formos dormir, diante de qualquer situação devemos sempre louvar e agradecer a Deus, devemos pedir forças para enfrentar os problemas, devemos entregar a Ele aquilo que nos aflige e também o que nos traz alegria. Devemos também nos preocupar com o próximo, assim como Jesus, Maria e os grandes santos da Igreja, pois, para o cristão, orar não é apenas contemplar a Deus, mas também olhar para o próximo e oferecer a oração como forma de ajuda. Dessa e de outras formas, estamos transformando a nossa vida numa escola de oração, onde nos educamos a estar sempre rezando.

É claro que a oração pessoal é o nosso momento de estar a sós com Deus. Por isso, precisa ser instante de silêncio em um lugar tranquilo, com um tempo reservado exclusivamente para Deus, para que realmente possamos fazer o exame de consciência, pedir perdão pelos nossos pecados, agradecer e louvar a Deus pelas maravilhas que Ele realiza, fazer nossas preces, interceder pelo próximo, ler a Bíblia para ouvir Deus através da Sua palavra.  Mas se passamos o dia todo em Deus, falando com Ele mesmo em poucas frases e pequenas atitudes, a relação com o Senhor fica cada vez mais íntima, a oração cada vez mais forte e então fica mais fácil perceber Deus como um Pai amoroso e amigo.

A oração constante é fundamental para a nossa vida, pois fortalece a fé, a confiança em Deus e amor por Ele. Quanto mais rezamos, mais sentimos vontade de rezar. Se rezarmos pouco, menos vamos querer rezar. Orar sem cessar foi a ordem de Jesus aos Seus discípulos. Por isso, meus irmãos, oremos sempre mais!

Deixe uma resposta