Confiança em Deus- Vanessa Lauanna

Uma boa forma de definir confiança em Deus é entender a mensagem que os Evangelhos nos passam sobre essa virtude. Nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, há uma passagem que relata o episódio no qual Jesus acalmou uma tempestade. Vamos relembrá-la:
Jesus subiu em uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia.
Os discípulos agacharam-se a Ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos!
E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Os discípulos, admirados, diziam:
Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?
” (Mt 8, 23-27)

Para bem compreender o Evangelho, é preciso entender cada metáfora dita através de um paralelo bem simples com a nossa realidade. A travessia do mar da Galiléia representa a travessia da vida, o barco no mar indica o nosso coração e a tempestade, as tribulações da existência terrena.

Todos nós, enquanto em vida na Terra, enfrentamos diariamente situações que nos exigem paciência e sabedoria para bem guiá-las. O problema é que, muitas vezes, nos falta a temperança necessária para lidar com cada uma delas. Problemas familiares, desentendimentos no trabalho, reviravoltas financeiras, términos de relacionamentos, dentre tantos outros intempéries, tudo nos faz sentir como em uma grande tempestade e a impaciência, normalmente, abala a nossa confiança em Deus.

Nos momentos em que a desconfiança bater à nossa porta, é preciso lembrar que Jesus não nos prometeu uma vida sem dificuldades, sem sofrimento, sem provações. No entanto, Ele prometeu nos dar a força que precisamos para superar cada adversidade, desde que a peçamos. Nosso barquinho, enquanto navegante, enfrentará várias tempestades, algumas mais fracas, sem grandes sustos; outras avassaladoras, com trovoadas, raios e ondas gigantes, mas nenhuma delas será maior que o poder de Cristo em trazer de volta a calmaria. É preciso confiar sem barreiras, sem medos, e entregar nas mãos do Senhor tudo aquilo que inquieta nosso coração. O Pai do Céu atenderá a nossa prece à sua maneira e nos guiará frente a todas as dificuldades que nos forem postas.

Jesus Cristo é para nós a solução ideal para todas as tempestades, e o meio de alcançá-lo é através da fé, da oração e da observância dos mandamentos. Ele quer navegar no nosso barco, Seus planos para nós são maiores e melhores que qualquer oferta do mundo. Necessitamos, então, abrir as portas do nosso coração para Cristo e entregá-lo o comando do barco, a fim de que encontremos a felicidade plena, aquela que só Ele pode nos dar.

Ter fé e confiança em Deus significa aceitar o que Ele nos propõe. Quando confiamos sinceramente, renascemos em Cristo e, mesmo em meio a todo e qualquer tormento, a chama do Seu infinito amor aquece-nos a alma e faz-nos felizes porque por Ele somos amados.

Busque renovar a sua fé a cada dia. Em suas orações, peça a intercessão dos anjos e dos santos nessa caminhada. Lembre-se de Maria, nossa excelentíssima mãe, que com seu exemplo de completa entrega, ensina-nos todos os dias a amar a Deus sob todas as coisas e a confiar n’Ele sempre.

Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” (Pv 3, 5-6)

Deixe uma resposta