Confissão, recanto da misericórdia- Aparecida Melo

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

Amados irmãos, estamos aqui falando de um tema que nos interessa bastante e que nos é muito necessário: o Sacramento da Reconciliação (Confissão).
Deus na sua perfeição e misericórdia infinita enviou Seu único Filho, para que pudéssemos ter as nossas almas lavadas de todo pecado. Porém sabendo de nossas fraquezas e limitações, deixou um Sacramento para que fosse possível ficarmos novamente puros após cometer algum “deslize”, ou seja, a confissão.

Mas novamente ressaltando como tudo o que Deus faz é perfeito, Ele não deixou esse Sacramento de uma maneira qualquer, na qual nós mesmos nos purificaríamos. Jesus deu autoridade ao Sacerdote para perdoar os nossos pecados como é possível ver na passagem: “Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos” (Jo 20- 23).

Mas você deve se perguntar, porque não posso me confessar diretamente com Deus? Por que com o Sacerdote, que como eu, é humano e também peca?
Meu caro irmão, no momento da confissão quem te espera ali é o próprio Jesus para perdoar os teus pecados, porque o Sacerdote está agindo in persona Christi, ou seja, na pessoa de Cristo. E quanto à outra pergunta, certa vez li em uma formação de um site bastante conhecido, que quando dizemos que não vamos nos confessar com o Sacerdote porque ele também peca, estamos sendo insensatos. Porque seria como dizer que não iria se consultar com o médico e usar seus remédios, porque ele também fica doente.

Mas os pecados que fazem necessária a confissão são os pecados mortais (aqueles que ferem os dez mandamentos), os pecados veniais (que não ferem os dez mandamentos) podem ser perdoados na Santa Missa.

Todos nós sabemos que admitir nossas falhas é muito desconfortável, mas é necessário fazê-lo porque assim poderemos crescer. Portanto meus amigos, se você ao ler essa formação sentiu a vontade de humildemente admitir os seus pecados e buscar a pureza de coração, mas tem medo ou até mesmo vergonha, não fique assim! Pois esse Sacramento Jesus criou para você com muito amor. Para que você pudesse ter a chance de se redimir, e se arrepender daquilo que fez, além do seu espírito ser renovado.

Se ainda se sentir inseguro para confessar seus pecados, peça à Nossa Senhora o seu auxílio, pedindo para que assim como ela você possa encontrar a humildade e a confiança em Deus no seu coração. E lembre-se, no confessionário quem lhe espera é o próprio Cristo, para te perdoar e te acolher com todo o Seu amor e misericórdia!

Santa Maria, rogai por nós!

Deixe uma resposta