Conflitos da Carne e do Espírito- Aparecida Melo

Somos chamados a viver a santidade, e quando damos nosso sim encontramos muitas dificuldades na nossa caminhada. Essas dificuldades são trazidas pelas contradições existentes nas vontades da carne e do espírito.
Essas vontades são contraditórias, pois as do espírito nos levam para mais próximo de Deus e da vida eterna. Já as da carne nos leva a perdição, ao pecado. A Palavra vem nos mostrar essa diferença: “Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros.” (Gl 5,17)

O que este versículo nos mostra é que quando nos deixamos levar pelas vontades da carne, nós morremos, mutilamos o corpo de Cristo (sim, pois nós todos formamos o corpo de Cristo!) e ainda violamos o templo do Espírito Santo.
Mas não vejamos esses conflitos relacionados apenas à fornicação e orgias. São também vontades da carne: a superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, inveja, bebedeiras, etc. Podemos nos perguntar: Quando temos inimizades somos levados então contra o espírito?
Sim, porque esses sentimentos e atos fazem com que ajamos contra os mandamentos e a vontade de Deus, que é um Deus de amor, de caridade e humildade. E quando procuramos fazer intrigas ou invejamos alguém, deixamos de ser guiados pelo Espírito de Deus.

Quando começamos a caminhar começam a aparecer as tentações. Se todos os domingos vou à missa e aparece uma festa para ir, fico tentado a ir à festa e procuro me justificar dizendo: “É apenas hoje.” Mas é isso que o inimigo quer que façamos, que coloquemos Deus em segundo plano, para que assim fiquemos cada vez mais fracos e vulneráveis as vontades da carne.

Aí temos de analisar a questão do livre arbítrio. Deus nos deu o livre poder da escolha, porém somos alertados: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1Cor 6,12) Ou seja, não é porque tudo posso fazer que devo fazer. Temos de lembrar que Deus só quer o nosso bem, que seu amor é infinito e misericordioso, portanto, como poderia Ele querer que nós fizéssemos algo que não fosse bom para nós?
E sabe o que Deus vem nos pedir? Ele vem nos pedir para que sigamos o caminho da santidade, da castidade, da caridade…
E que tenhamos certeza de que não será nada fácil, muitas vezes nós iremos vacilar e cair. Claro que diante de tantas tentações que nos aparecem, temos medo de caminhar e cair de novo, porém não devemos temer, pois Jesus não nos deixa desamparados. Ele nos deu o Espírito Santo para que tenhamos força e perseverança para enfrentar qualquer pecado. E ainda nos erguerá com a Sua mão para que tenhamos forças para começar de novo.

Mas se você meu querido irmão, se distanciou de Deus e se deixou guiar pelos desejos da carne, não desanime e nem se sinta a pior pessoa do mundo! Pois somos todos fracos e temos as nossas limitações. Sabendo disso Jesus nos deixou o Sacramento da Reconciliação (Confissão), e é por meio dele que através do sincero arrependimento nos tornamos novamente cristãos vivos e cheios do Espírito Santo.
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram” (Mt 7,13)

Portanto meus irmãos tenhamos a visão de que todas os conflitos que aparecem diante de nós servem para que possamos fortalecer nossa fé e também para nos lembrar de como Deus é misericordioso. Pois apesar de tudo percebemos que todo o tempo tínhamos um sentido de vida e que buscávamos as coisas eternas e não as passageiras.

Peçamos auxílio ao Espírito Santo, para que Ele venha iluminar nossos caminhos e que consigamos nos afastar de tudo aquilo que não é bem visto aos olhos do Senhor. Peçamos auxílio também à nossa Mãezinha para que como ela, que deixou-se guiar pelo Espírito, nós consigamos abrir as portas do nosso coração e seguir seu exemplo de humildade, dedicação e amor a Deus.

Totus tuus Maria!

Deixe uma resposta