Desapegos e Renúncias- Aparecida Melo

Por 16 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Ao dizermos sim para Jesus, Ele nos coloca algumas condições. E duas delas são: o desapego e a renúncia das coisas terrenas.

Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.” (Mt 10, 9-10).

Por meio destes dois versículos, Jesus nos mostra que se formos segui-Lo, nossos corações devem estar em comunhão com o d’Ele. Não podemos seguir verdadeiramente a Jesus e ter a vida eterna, se nosso coração idealiza pessoas, colocando-as antes mesmo de Deus, e também idealizando o dinheiro, tornando-se seu escravo.

Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” (Lc 16,13).

Como hoje vivemos em uma sociedade capitalista, que supervaloriza o lucro, muitas vezes nos deixamos levar pela ambição, sempre querendo ter algo maior e melhor do ponto de vista capitalista. Quando falo de ambição não quero dizer aquela vontade de ter uma vida confortável, de aspirar a um melhor emprego… Não querido irmão, a ambição de que falo é aquela que nos torna compulsivos por querer sempre mais, nunca estar satisfeito com aquilo que tem. Pois nessa compulsão pelo dinheiro você pode esquecer Aquele que te deu a vida e que te ama mais do que qualquer coisa.
Jesus pede para renunciarmos aos nossos olhares e julgamentos para com o próximo, pois somos igualmente pequenos e pecadores. O que devemos fazer é auxiliar o nosso irmão em vez de condená-lo, pois como sabemos, mas muitas vezes esquecemos o nosso Deus é um Deus de amor e não de ódio, inveja, etc. Também nos é pedido a renúncia a todos os pensamentos e atos que não são de Deus, que vai contra as vontades de Jesus.

Vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” (Mt 19, 21)

Ao pedir ao jovem rico para vender todos os seus bens, Jesus queria que ele se desapegasse dos bens materiais que possuía, para que seu coração estivesse livre de tudo aquilo que o distanciava da verdadeira Vida. Trazendo isto para os tempos de hoje, não quer dizer que você tem que dar tudo o que possui aos pobres e ficar sem nada. Este versículo nos pede que aprendamos a colocar as coisas no seu devido lugar, na sua devida prioridade, colocando sempre Jesus em primeiro lugar.

Devemos entregar a Deus as nossas decisões, para que ele nos mostre se é aquilo que Ele almeja para nós. E se não for, não temas, vá pelo caminho que Jesus mostra, afinal só Ele sabe o que será melhor para nós.
Não vamos nos enganar meu irmão, a batalha é dura e difícil, muitas coisas nos são pedidas. Mas tudo isso vale a pena, pois assim teremos a vida eterna ao lado de nosso Senhor Jesus Cristo!
Peçamos sempre o auxílio do Espírito Santo, para que consigamos nos desapegar das coisas terrenas, das coisas passageiras e buscar sempre as coisas eternas. Para que possamos abrir nosso coração e fazer deste a morada de Jesus. Peçamos também a nossa Mãezinha que passe a frente da nossa vida, e como Ela, possamos nos doar inteiramente a Deus e fazer sempre a vontade d’Ele.
Nossa Senhora, rogai por nós!

Deixe uma resposta