Deus nos chama a servir

“Precisamos deixar que o Senhor intervenha em nossas vidas e que intervenha confiadamente, sem encontrar obstáculos nem recantos obscuros. Nós, os homens, tendemos a defender-nos, a apegar-nos ao nosso egoísmo. Sempre tentamos ser reis, nem que seja do reino da nossa miséria. Devemos compreender, através desta consideração, o motivo pelo qual temos necessidade de recorrer a Jesus: é para que Ele nos torne verdadeiramente livres, e desta forma possamos servir a Deus e a todos os homens.” São Josemaria Escrivá

Livres para servir, é assim que Deus nos quer. Ele chama todos nós para determinado serviço, com o intuito de nos tornar cada vez mais d’Ele. Temos como o mais importante exemplo de serviço o próprio Jesus Cristo, que exerceu o maior de todos os serviços e instruiu os seus para abraçar o serviço ao Reino com caridade e obediência.

Deus nos chama a servir, pois tem um propósito para cada um de nós. Somos instrumentos do amor d’Ele e devemos compartilhar isso com nossos irmãos por meio do serviço. Quanto mais damos, servimos e ajudamos os que necessitam de nós, tanto mais temos e mais alegres e felizes nos tornamos, “pois Deus ama quem dá com alegria” (II Coríntios 9,7c).

Há diversas formas de servir a Deus, por meio dos estudos, do trabalho, das vocações. Podemos dar como exemplo, um pai serve sua família protegendo-a, sendo sua fortaleza. Um padre serve a Deus e aos fiéis por meio de sua ordenação sacerdotal etc.

Mas qual é a importância desse serviço para nós? Além de nos tirar do nosso próprio mundinho, o serviço é também uma forma de santificação. Um caminho que nos une a Deus e nos faz cumprir os seus desígnios. É um meio de retribuir tudo que o Senhor fez por nós em sua infinita bondade.

“A messe é grande e os operários são poucos” (Mt 9, 37). Muitas vezes o serviço é pesado, pensamos estar sozinhos e que temos que desistir, porém continuamos confiando na Providência Divina. Deus sabe que é difícil, sacrificante, mas mesmo assim nos pede para ser ofertado. É para a nossa salvação e do nosso próximo.

 “Convém-nos esforçar-nos muito para chegar a ser santos e servir intensamente a Deus e ao próximo.” Padre Pio

por Lais Barreira

Deixe uma resposta