Dia de Finados- Klycia Siebra

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

A Igreja Católica celebra o Dia de Finados no dia 2 de novembro. A Igreja sempre recomendou a oração pelos mortos e no século XIII foi definida essa data. Nesse dia rezamos pelos familiares, amigos e conhecidos que já faleceram. Pedimos ao Pai que receba essas almas e dê a elas o descanso eterno. Recomenda-se a visita ao cemitério com esperança na ressurreição dos mortos.

O Dia de Finados é um dia de moderação, respeito e silêncio. Onde devemos evitar euforias e barulhos excessivos. Não é dia de festas, mas sim um dia de oração e silêncio interior.

Além disso, este dia é muito importante para as almas do purgatório. Neste dia a Igreja concede indulgência plenária e você pode dedicá-la a uma alma do purgatório. Para isso é preciso: ” Aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indugência Plenária, só aplicável aos defuntos. Diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgêncial Parcial (Encher. Indulgentiarium, nº 13)”. “Ainda neste dia em todas as igrejas, oratórios públicos adquirimos a Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos; a obra que se prescreve é a piedosa vistação à Igreja, durante a qual se deve rezar o Pai Nosso e o Credo, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontifíce (que pode ser um Pai Nosso e Ave Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e  devoção). ” (pág. 462 do Diretório Litúrgico da CNBB).

” Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados” §1479, CIC.

É importante lembrar que não devemos falar com os mortos, mas sim rezar por eles. Que nesse dia possamos ser verdadeiros intercessores, que possamos entregar ao Pai essas almas para que encontrem a paz da vida eterna. Que entreguemos não só nossos familiares e conhecidos, mas também aqueles que não conhecemos, aqueles vítimas de violências e tragédias. Que Deus possa confortar e Maria consolar todos os familiares que ainda sofrem com as perdas de entes queridos.

Deixe uma resposta