Eucaristia (Parte 2)- Pe. Reginaldo Manzotti

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

A forma como o católico se prepara para participar da Eucaristia é muito importante para receber o Deus vivo em todo o esplendor da sua glória. Vejamos a seguir, alguns passos para uma comunhão de sucesso.

É preciso fazer jejum para comungar?
O jejum eucarístico costumava ser bastante rigoroso. Este espaço de tempo sem comer já chegou a ser de 12 horas. Hoje em dia, basta guardar uma hora, com exceção dos doentes e idosos que realmente não podem ficar sem se alimentar. Mesmo a Igreja pedindo esse tempo curto de entrega, não vejo o devido respeito ao santíssimo sacramento. As pessoas levam balas, pipoca e afins para a celebração, e depois comungam tranquilamente.

O que é estado de graça?
Estar em estado de graça é estar em paz com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Para isso, não podemos estar em pecado mortal ou grave, que ocorre quando ferimos algum dos dez mandamentos de Deus. A atitude de quem faz o melhor possível é fundamental. Lembrando que antes da comunhão citamos uma frase: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. E nós dizemos: “Senhor eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas direi uma só palavra e serei salvo”.

A eucaristia não é o pão dos anjos, e sim, o nosso pão. Nós que somos pecadores e estamos aqui na terra, entre acertos e erros, caminhando, peregrinando, caindo e levantando. Mas é claro, existem algumas prerrogativas: querer acertar, não estar compactuado. Podemos estar sujos, respingados, mas não atolados na lama.

Como agir na hora da comunhão?
Os momentos que antecedem a eucaristia devem ser usados para a reflexão. Assim que você puder ir até a frente do altar para receber o corpo de Cristo, vá contrito. Perceba que os cantos de comunhão são sempre de marcha, são cantos de quem está peregrinando, a caminho de algum lugar, e são escolhidos para este momento exatamente pelo clima que precisa ser criado.

Assim que receber a eucaristia, você pode se ajoelhar, ficar de pé ou sentado. Eu acredito que é importante ficar de joelhos, pois o corpo fala e se expressa. Este é um momento de rezar e glorificar a Deus e estar de joelhos é uma forma perfeita de demonstrar respeito. Por exemplo, rezar deitado, na minha visão é deplorável, mas tudo isso é uma questão de postura, não é nada obrigatório.

Quanta vezes posso comungar ao dia?
Uma pessoa pode comungar no máximo duas vezes ao dia. Para isso, é obrigatório assistir duas missas inteiras.

Conclusão:
Sabendo de tudo isso, na próxima vez que você for à Santa Missa, prepare seu coração. Chegando à Igreja mergulhe em Deus. No momento da eucaristia agradeça por ter a oportunidade de se tornar o sacrário vivo de Jesus.

Deixe uma resposta