Exemplo de fé do centurião- Aline Melo

Por 15 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Em muitos momentos da nossa vida clamamos a Deus por milagres e o que move esses milagres é a nossa fé. Sem fé não temos milagres. O Senhor embora possa realizá-los, utiliza-se da fé de quem faz o pedido como algo necessário no processo de realização desses milagres. Em Mt 8,5-13, temos um episódio em que Jesus Cristo, entrando em Cafarnaum, se maravilha com a fé de um centurião que veio pedir por seu servo doente. É através dessa fé que Jesus realiza o milagre pedido, a cura do servo. Mas o que foi que tanto impressionou a Jesus no episódio com o centurião e que deve servir de exemplo de fé para nós?

Nessa passagem do centurião romano (Mt 8,5-13), podemos observar três aspectos importantes e que servem de modelo para todos nós cristãos. O primeiro deles é o amor ao próximo. Toda a lei de Deus se resume no amor e esse centurião mostrou que amava seu servo que estava doente, indo interceder a Jesus.

“Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica: ‘Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito’.” (Mt 8,5-6).

Vemos aqui um homem de autoridade clamando por seu criado, ele se compadeceu do seu próximo. Certamente, isso agradou a Jesus, pois de imediato Ele respondeu: “Eu irei e o curarei”. Então, se queremos também nós agradarmos a Jesus, devemos, assim como centurião, seguir a palavra de Deus: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”(Lv 19, 18).

O segundo aspecto importante dessa passagem é a humildade. Pelo evangelho de São Lucas, sabemos que o centurião enviou antes anciãos judeus para rogar ao Senhor pelo seu servo, pois ele não se achava digno nem de chegar até Jesus (Lc 7,1-10). Após Jesus mostrar-se disposto a ir à casa do centurião para curar o servo enfermo, o próprio centurião se diz indigno de recebê-Lo. “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa” (Mt 8, 8a). O centurião reconhece que Jesus Cristo é uma autoridade muito maior que ele. Devemos assim também nós, com humildade, reconhecermos que somos pequenos e frágeis perante o Senhor.

O terceiro ponto dessa passagem e que impressionou muito a Cristo, foi a fé do centurião romano. Este estava convencido de que Jesus podia curar o seu servo. Não duvidou, teve confiança. E ele foi além na sua fé quando acreditou que somente uma palavra de Cristo e seu servo ficaria curado. O centurião foi capaz de dar o testemunho de sua confiança em Jesus, ao ponto de declarar: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado” (Mt 8,8).

Essa é a fé que devemos tomar como exemplo. Uma fé que tem a convicção de que Deus cumpre Suas promessas. O centurião dava-se por satisfeito apenas com uma palavra de Jesus, nada mais que isso. Mostrou assim que acreditava que o poder de Cristo não se limitava e podia curar a distância.

Muitas vezes nós nos prendemos ao físico, ao visível, ao palpável – se Jesus for à minha casa, o milagre acontecerá. O centurião, porém, tinha uma fé especial: ele teve fé no comando de uma palavra. Ele tinha noção da autoridade da palavra de Jesus, que ela não voltaria vazia, mas cumpriria a sua ordem; ele sabia que Deus honraria a Sua palavra. E foi isso que tanto impressionou a Jesus, e fez com que Ele declarasse: “Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel. Tendo dito isso, Jesus diz ao centurião: ‘Vai, seja-te feito conforme a tua fé.’ E o servo ficou curado.” (Mt 8,10.13).

Em muitos momentos do Evangelho, vemos Jesus se utilizando da fé de quem faz o pedido para realizar os milagres. Foi o caso do centurião romano que aqui falamos, o caso da mulher com fluxo de sangue que acreditou que somente ao tocar as vestimentas de Jesus ficaria curada (Mt 9,20-22), o do leproso que já chegou manifestando sua fé:“Senhor, se queres, podes curar-me”(Mt 8,1-4), o dos dois cegos que pediam piedade ao Senhor(Mt 9, 27-31), o da mulher cananéia que apesar de ser pagã manifestou sua fé (Mt 15,21-28) e muitos outros. Em todos esses casos, Jesus realiza o milagre mediante a fé dizendo, por exemplo, a quem pede “A tua fé te salvou” ou “Seja-te feito conforme a tua fé”.

Esses exemplos de demonstração de fé presentes no Evangelho, contando não só com os enfermos, possessos curados, mas também com os discípulos de Jesus, que enfrentaram tantas perseguições ao realizarem a vontade de Deus, deixaram ao nosso alcance os maiores exemplos e testemunhos de fé e isso é importante para que possamos refletir bastante nos momentos de aflição e angústia. Que possamos aprender a confiar no Senhor, e que por mais difícil que as situações sejam não desfaleçamos, mas sejamos fortalecidos na fé, sempre lembrando e testemunhando todas as bênçãos que Deus já derramou em nossas vidas.

Deixe uma resposta