Existe Inveja Boa?- Pe. Reginaldo Manzotti

Por 15 de fevereiro de 2016 Humana Nenhum Comentário

A inveja é como uma enchente, capaz de destruir, desmoronar, matar, aniquilar. Não existe meio termo para ela, é preciso eliminá-la, cortá-la pela raiz. Antes de tudo, esse pecado capital infringe o 10º mandamento de Deus: Não cobice as coisas alheias. Por isso, precisamos banir a inveja do coração humano.

A inveja permeia muitos relacionamentos de falsas amizades, dentro das pastorais, igrejas e movimentos. É como uma cobra que criou ninho embaixo de nossos lares. O próprio conhecimento da morte veio através da inveja que o demônio tem de Deus. É um sentimento irracional de posse que gera ódio e raiva, por isso é tão grave. Por ela, Caim matou Abel (Gen 4), o rei Saul caçou e tentou matar Davi (I Sam 18,8), e escolheram matar Jesus na cruz. O invejoso é uma pessoa infeliz que está construindo sua desgraça, pois a inveja na sua essência é uma perversão.

Este pecado nos arma uns contra os outros, nos devora como feras e enfraquece nossa união com Cristo. Quantas vezes arrancamos o coração, a cabeça e a dignidade do outro pela inveja. São Tomás de Aquino disse: “A inveja é podridão. Uma pessoa invejosa é torturada, é queimada, é como espinho que machuca a cada dia”.

Apesar de toda essa natureza diabólica, a inveja não reside fora de nós. Ela brota do nosso coração e, mesmo quando está no outro, nos atinge na medida em que nos abrimos a ela. Por isso, tenha cuidado para não despertar a inveja alheia. Muitas vezes, a ostentação é proposital. Não seja como um pavão que levanta suas penas para ser admirado. A vaidade pessoal, nos deixa expostos a sentimentos ruins que nos enfraquecem.

Os sentimentos que contrapõem a inveja são a benevolência, a condescência, a boa vontade. Para isso, precisamos estar felizes com o sucesso alheio e também se inspirar com a felicidade do outro.

O invejoso mantém uma escala de valores extremamente mundana.  Geralmente é muito materialista e tem em sua prateleira de prioridades o ter, o poder e a glória. Para vencer esse sentimento é preciso mudar a escala de valores da vida. Para o ter, a resignação. Para o poder, a obediência. Para a glória, o servir. Jesus Cristo livrou-se da tentação do ter esvaziando-se das coisas do mundo, inverteu a tentação do poder fazendo-se servidor e por final, venceu a glória lavando os pés dos discípulos.

Se comparar com o outro não é inveja, nós vivemos de comparação. Mas se a roupa nova de alguém te faz mal, tome cuidado, o sentimento de posse é o primeiro sinal da inveja. A admiração é uma contemplação do belo, e tudo que é bonito vem de Deus. Ele olhou para a criação e viu que tudo era harmonioso e bem feito. O diabo olhou pra o homem e quis tomar posse. A essência da inveja é demoníaca. O belo e a admiração são de Deus.

Como combater a inveja alheia?

1- Seja humilde. Procure seguir os princípios de Jesus e reze por seus inimigos. Coloque a pessoa e a situação diante de Deus.

2- Procure se aproximar da pessoa que te inveja. Assim, ela pode enxergar um outro lado seu. Às vezes, nós vivemos de fachada e não deixamos as pessoas nos ver além das plumas e dos paetês. Se humanize diante do invejoso e, quem sabe, você pode até ganhar um novo aliado.

3- Se nada disso der certo, como último recurso, mantenha distância. Não existe inveja boa.

Deixe uma resposta