Família, Igreja Doméstica- Klycia Siebra

É muito comum dizermos que a área da nossa vida mais difícil de evangelizar é a nossa família, é em casa que menos conseguimos evangelizar. Me pergunto o porquê disso, uma vez que são as pessoas que mais amamos. O que estamos fazendo de errado para não conseguirmos levar Deus para aqueles que mais gostamos? Isso é de cada um, talvez uns tenham vergonha de falar de Deus, talvez tenha medo, talvez haja uma barreira muito grande dos seus familiares, talvez não haja intimidade em casa… Muitas vezes não conseguimos falar, mas através dos nossos atos podemos mudar muita coisa. Através do nosso testemunho as pessoas vão se convertendo.

 

Muitas vezes queremos que nossos pais nos entendam, que aceitem como somos, mas não queremos entendê-los. É disso que se trata o quarto mandamento da lei de Deus, precisamos compreender e aceitar os nossos pais, precisamos ser carinhosos, respeitar e ajudá-los. Não podemos ser aqueles jovens revoltados que querem tudo do seu jeito, na sua hora, não. Precisamos ser jovens pacientes que aceitam levar um não e são compreensivos. Nossos pais sempre saberão o que é melhor para nós. Por isso, devemos sim obedecê-los, mesmo quando vai contra a nossa vontade.

 

“Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto agrada ao Senhor (Cl 3,20).”

 

Na palavra de Deus é dito: obedecei em TUDO. Você pode se perguntar, mas muitas vezes meus pais não querem que eu esteja na igreja, que eu não vá para o grupo para poder ir para um jantar em família, por exemplo. O que você quer não é errado, mas o que seus pais querem, também não. O que fazer nessas horas? Obedecer nossos pais. Não devemos deixar de ir à missa, pois é onde ocorre o sacrifício de Jesus e Ele nos diz que devemos amar mais a Ele que nossa família, mas deixar de ir a um grupo ou a uma reunião para estarmos em família, é totalmente lícito. Pode ser que seja em um momento como esse que sua família possa se voltar para Deus. Precisamos ser testemunho dentro de casa e isso implica em obediência e respeito para com nossos pais.

 

Peço que você reflita um pouco em como está sua relação com seus pais, com seus irmãos, se você está respeitando o próximo, se está sendo obediente em todas as situações. Você é testemunho do amor de Deus para sua família? Como está sua evangelização em casa?

Deixe uma resposta