Igreja Primitiva: O início da Igreja Católica- Bruno Neves

Por 15 de fevereiro de 2016 Doutrina Nenhum Comentário

Em Mt 16, 1819; Jesus delega a Pedro a autoridade sobre a Sua Igreja. No final do evangelho de João (Jo 17), Jesus reforça a autoridade anteriormente dada a Pedro através da frase dita ao mesmo: “Apascenta as minhas ovelhas”. Diante desses e de muitos outros fatos bíblicos, não há como negarmos o primado de Pedro na Igreja de Deus. A Igreja nasce no dia de Pentecostes (At 2) e assim é cumprida a vontade de Cristo.

Ninguém em sã consciência nega a autenticidade do cristianismo primitivo, porém é ilógico admitir a autenticidade da Igreja Primitiva sem admitir que ela é a Igreja Católica dos primeiros séculos. Em At 15, encontramos o primeiro concílio da História da Igreja que tinha como tema principal a “heresia judaizante”. Existiam dois lados, um liderado por Paulo e outro liderado por Tiago Menor, que apoiavam idéias contrárias, porém não desobedeceram as decisões do Papa Pedro, mesmo que as suas idéias não fossem aceitas integralmente. Como podemos ler, a Igreja Primitiva resolvia seus problemas de modo idêntico à Igreja Católica, porém isso não é mera coincidência: ambas são apenas uma.

Várias foram as tentativas de calar a fé cristã presente na doutrina católica, vários foram martirizados: dentre eles os apóstolos. Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo, André foi crucificado numa cruz em forma de X, Tiago Menor foi jogado de um precipício e logo após apedrejado até a morte, e até João, que morreu de forma natural, foi torturado num caldeirão de óleo. Nenhum deles negou a fé católica, e na minha humilde opinião: ninguém morre de uma forma horrível por uma mentira, todos os apóstolos não arriscariam a vida caso não tivessem a certeza de servir a Cristo e a Sua Igreja.

A partir de 95 d.C, os líderes cristãos são chamados de Pais da Igreja, e todos os seus escritos constituem a chamada literatura Patrística, e ela revela a fé dos primeiros cristãos. Através da leitura de alguns desses escritos podemos afirmar que a Igreja primitiva cria: na Eucaristia (verdadeiro Corpo e Sangue de Cristo), que Santos podem ser venerados, que é permitido erguer imagens (não ídolos, mas amigos de Deus), que o Bispo de Roma é o chefe da Igreja de Cristo, que a Virgem Maria foi concebida sem pecado, que a doutrina se apóia no tripé: Magistério, Tradição e Escritura dentre outras crenças.

Por haver um forte caráter missionário, já que Jesus havia pedido aos apóstolos que anunciassem o Evangelho a toda criatura (Mc 16,15), o povo cristão entrava em contato com vários povos e várias heresias, e para que a fé permanecesse intacta, a Igreja resolvia esses “conflitos” como resolveram os primeiros apóstolos: através de concílios.

Abaixo segue um resumo dos concílios desde o início da Igreja até o início da Idade Média:

Local                                       Tema Principal                        Ano

Nicéia                                        Arianismo                                    325
Constantinopla                          Macedonismo                                381
Éfeso                                     Heresia de Nestório                          431
Calcedônia                                Monofisismo                                 451

Apêndice: Por que Igreja Católica Apostólica Romana?

*  Católica
Expressão escrita pela primeira vez por Santo Inácio de Antioquia (107 d.C) (“Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo onde está Jesus Cristo, aí esteja a Igreja Católica”), expressa a universalidade e autenticidade da Igreja. O fato de ter sido escrita nessa época nos faz deduzir que já havia sido utilizada na linguagem oral anteriormente.

*  Apostólica
Faz menção aos apóstolos que ajudaram a construir a Igreja e espalhar o Evangelho através da Igreja de Cristo pelo mundo.

*  Romana
Devido aos principais apóstolos e mártires da Igreja (Pedro e Paulo) morrerem em Roma, e não por haver qualquer caráter de privatização da Igreja. Por exemplo: Jesus Cristo é chamado de Jesus de Nazaré, não por ter nascido em Nazaré, visto que Ele nasceu em Belém, ou por ser Deus apenas de Nazaré, mas por ter havido uma relação importante de Sua vida com aquela terra; do mesmo jeito é a Igreja Católica Apostólica Romana.

Deixe uma resposta