O olhar de Jesus – Hyder Oliveira

Por 15 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Beleza é fundamental? Para muitos foi um choque saber que este poderia ser o rosto de Jesus Cristo, ao serem analisados os biotipos das pessoas nascidas na época na região da Judeia. Logo vieram as brincadeiras: “parece um doido”; “esse daí é Barrabás, e não Cristo”, um pré-conceito estabelecido diante da figura norte-americana que nos é passada de Jesus com olhos azuis, cabelos longos e loiros.

Mas é de se parar pra pensar: será que eu tenho o mesmo amor por Jesus se a aparência dEle for realmente esta? Será que o sacrifício que Ele fez por nós, pagando com Seu sangue a nossa libertação, seria diminuído pelo fato de ter uma aparência menos hollywoodiana? Será que o fato de Cristo ser um homem comum de Belém torna Seu feito menos valoroso aos nossos olhos? Será que não julgamos pela aparência e queremos, nós mesmos, criar a imagem do Cristo perfeitamente galã como a mídia quer nos passar? Você pediria com fervor na sua oração sabendo que esta é a real figura de Jesus?

Porque, a saber, Jesus veio ao mundo de forma humilde, certamente não se preocupava com aspectos luxuosos, cuidando da aparência, pois para Ele, muito mais do que o que vem de fora, é o que a pessoa tem por dentro, ou seja, o seu caráter, o seu valor. Jesus era o maior defensor da beleza interior. Afora que o padrão de beleza é muito relativo. O que pode ser padrão para a sociedade atual e para a nossa cultura pode não ser a mesma do tempo do Messias. E atualmente, as relações no nosso mundo estão muito afetadas, pois preserva-se mais o que a pessoa aparenta ser do que o que ela é de fato. Devemos ver as pessoas como Jesus via. Devemos olhar para as pessoas com o olhar de Jesus, que não via os pecados que eram apontados pelos judeus em Sua época. Um olhar que cativou e converteu Zaqueu, Mateus, Maria Madalena, que eram vistos pela sociedade com um olhar de condenação. Mas Cristo os olhava por dentro, e sabia que esse olhar mudaria a vida dessas pessoas. Ao contrário daqueles que julgavam, os fariseus, que aos olhos da sociedade eram os donos da verdade absoluta e eram venerados, mas não por Cristo, que via profundamente a hipocrisia de cada um.

Será que nosso olhar é mundano ou é o olhar de Cristo? Será que vemos no irmão a presença de Deus ou só vemos as suas aparências (homem, mulher, bonito, feio, convertido, ex-presidiário, alvinegro, tricolor…)? A verdade é clara: nós, que somos de caminhada, devemos transmitir Jesus para as pessoas, e para que consigamos isso, precisamos ver o Cristo também nos nossos irmãos, independente de seus erros e pecados, porque todos nós erramos constantemente, e se essa pessoa vai para o grupo, é porque quer iniciar uma vida nova. E se a pessoa não se sentir acolhida nesse lugar, pode nunca mais aparecer por lá e tomar rumos lamentáveis para a sua vida. Olha que responsabilidade nós temos, meus irmãos! Deus nos confia o pastoreio de Seus amados filhos espalhados em nossa sociedade. Voltemos agora para Jesus! Amo Jesus Cristo pelo que Ele é, Filho de Deus Pai e de Maria e redentor de toda a humanidade, o homem mais espetacular que pisou a Terra. Se Ele é loiro, moreno, cabeludo, careca, gordo, magro, americano ou judeu, não interessa. Amo Aquele que me salvou, independente de expressão facial. Se Deus me ama como eu sou, com minhas falhas e defeitos, quanto mais eu devo amá-Lo como Ele é.

E você, também é apaixonado(a) pelo homem que está aí acima? Ou é apaixonado pelos atores de Hollywood? Você pede que este homem esteja ao teu lado diariamente, te motivando a cada dia? Independente de qualquer tracinho de dúvida, de vacilo que você der, Ele te ama do mesmo jeito. Olha agora novamente para o rosto de Jesus acima, e fixa teu olhar nos olhos dEle, e seja banhado por Seu amor.

Fica com Ele! Fica na Sua paz confortante! Amém!!!

Deixe uma resposta