Oração, o escudo do cristão- Aline Melo

Na vida cristã há muitas batalhas e guerras contra o inimigo de nossas almas. Nós, cristãos, somos muito tentados por esse inimigo, que a todo custo quer impedir o nosso relacionamento de paz com Deus. No combate contra o tentador, uma das maiores armas da qual dispomos é a oração. A oração é a nossa fraqueza e a nossa força. Só oramos quando reconhecemos que somos fracos e, quando oramos, somos fortalecidos por Deus com coragem para a luta.

Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio anda ao redor de vós como leão que ruge, buscando a quem devorar.” (1Pd 5,8)

Na luta diária da vida cristã, Satanás está determinado a nos ganhar. Ele tem muitas ciladas, esquemas e estratégias diferentes que usa para alcançar seus objetivos, os quais estão todos ligados a um objetivo principal: afastar-nos de Deus. Uma das armas mais eficientes que o inimigo usa é o desânimo. Ele se utiliza de ardis como a preocupação, a dúvida e o medo para nos desanimar. Ele sabe que se nos levar ao desânimo, ficaremos mais fracos e então seremos um alvo fácil dele. Outra arma do Satanás é a zombaria. Ele sabe muito bem que todos nós desejamos ser aceitos em um grupo social e então ele “envia” escarnecedores para zombar de nós. E eles terão muitas coisas para escarnecer, pois somos novas criaturas em Cristo Jesus (2Cor 5,17).

Uma das armas mais antigas de Satanás, e que ele ainda usa muito, é a sedução. Ele faz com que o pecado pareça atraente, procura despertar os desejos carnais que estão dentro de nós, esconde as conseqüências do pecado dos nossos olhos e nos induz a prosseguir nesse rumo pecaminoso. Ele diz: “Vá em frente, aproveite. Todo mundo faz isso.” Mas essa é uma das muitas mentiras do diabo. Como diz a palavra de Deus, ele é o pai da mentira (Jo 8,44). A sedução dele nada mais é que o engano do pecado.

Mas, você deve estar se perguntando: como eu posso vencer essa batalha, que se estende durante a nossa caminhada cristã?
Deus nós dá as condições necessárias para sermos vitoriosos. São Paulo, em sua carta aos Efésios, nos diz: “Revesti- vos da armadura de Deus para que possais resistir às ciladas do demônio. (…) Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.” (Ef 6,11.14-17). Fica claro que São Paulo usa a armadura como uma metáfora, porque a cada peça acrescenta um elemento de natureza espiritual capaz de levar à vitória espiritual. Sendo o cinto do cristão a verdade, a couraça do cristão a justiça, o sapato do cristão a paz, o escudo do cristão a fé, o capacete do cristão a salvação, a espada do cristão a palavra de Deus, essa armadura torna-se vencedora e indestrutível.

Para vencer as batalhas contra o demônio, precisamos da armadura de Deus, mas também precisamos da oração a Deus. Sabemos que a oração é a nossa comunicação com Deus. É uma conversa com Ele mediante a adoração, o louvor, a súplica. Ela nos permite direcionar a nossa vida para o verdadeiro caminho, que é Jesus Cristo.

A oração é um dom de Deus e Ele mesmo nos concede esta graça, pois parte do Seu coração divino o desejo de estar conosco. Nosso primeiro passo é clamar a presença do Espírito Santo para que Ele venha nos acalmar e organizar as coisas do nosso coração. Feito isso, inicia-se o diálogo de amor com Deus. Vamos apresentando aquilo que está no nosso coração da maneira como se encontram, pois de nada adianta dirigir-nos ao Senhor com palavras sublimes e torneadas se não é o que verdadeiramente estamos sentindo. Em nossos momentos de oração e intimidade com Deus não devemos nos esconder, mas devemos, com humildade e simplicidade, rasgar nossas vidas e histórias, alegrias e tristezas, vitórias e fracassos, medos e confianças. E é neste precioso momento, em que estamos compartilhando profundamente nossa vida com Deus, que Ele vai nos dando forças para nos mantermos inabaláveis diante das batalhas da  nossa caminhada cristã.

A oração supõe um esforço e uma luta contra nós e contra as armadilhas do demônio. O combate espiritual da vida do cristão é inseparável do combate da oração, porque também nos momentos em que oramos, sofremos várias tentações: a distração, a aridez, a experiência dos nossos fracassos, as concepções errôneas, a falta de fé, o desânimo. O principal remédio contra essas tentações é a fé. A fé é essencial na oração. Quando rezamos com fé, devoção e insistência Deus nos atenderá, segundo a Sua vontade, e, muitas vezes, a melhor resposta divina é a fortaleza interior para se suportar com paciência as turbulências pelas quais passamos.

A oração fortificada pela fé, que é fundamentada na palavra de Deus, é um escudo do cristão que protege contra os embustes do inimigo. Satanás treme quando um cristão se ajoelha. Então, para que ele se afaste cada vez mais de nós, rezemos cada vez mais e ,assim como Virgem Maria, rezemos com muita fé, São Paulo nos recomenda ainda em sua carta aos Efésios: “Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância” (Ef 6,18), porque é em oração que conseguimos manter a comunhão com Cristo e então, seremos fortalecidos para enfrentar as ciladas do demônio e as tentações que sofremos no mundo afora.

Deixe uma resposta