Perigos Espirituais- José Luis

Bem, eu gostaria de iniciar essa formação dando crédito a quem o merece. Esta formação não é minha e sim do coordenador da Pastoral do Crisma da Paróquia de Fátima Bruno Murilo. A ele o nosso agradecimento por esta formação!

 

“O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” disse Jesus. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação.” (Mt 26, 36-46)

* A mãe de todos os perigos espirituais se chama Filáucia, que é o amor exagerado por si mesmo. Um amor irracional. Amor que nos faz, muitas vezes, buscar uma felicidade que é carnal, passageira, efêmera e que também nos faz querer fugir daquilo que nos causa dor.

Essa Filáucia nos rouba a coragem de imitarmos Jesus que disse: “Meu Pai, se possível, passe de mim esse cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.”

A Gula Espiritual é o prazer excessivo por consolo espiritual. Esse perigo se manifesta tanto de uma maneira mais física, quando nos queremos que alguém nos diga que está tudo bem, que o nosso pecado não foi tão grave assim, que Deus com certeza vai nos perdoar. Como de maneira mais direta com o próprio Deus, quando nos pecamos confiando no perdão que virá posteriormente, ou quando pecamos já pensando que depois poderemos nos confessar e vai ficar tudo bem.

A Luxuria Espiritual é o apego excessivo a uma namorada(o), a um amigo, catequista, coordenador, padre, diretor espiritual. Apego esse que nos leva a colocar essa pessoa no centro da nossa vida ao invés de Jesus Cristo. Quando isso ocorre existe o grande problema da decepção que acontece pelo fato de que essa pessoa que nós colocamos no centro de tudo é um ser humano e por tanto tem defeitos e é passivo de errar. Essa decepção, por vezes, chega a gerar um abandono da comunidade.

A Preguiça Espiritual é o comodismo, a frieza. Ocorre quando nós não queremos realizar nossa oração pessoal e para tanto arranjamos desculpas como a do cansaço. Ou quando não queremos ir ao grupo de oração. Ou mesmo quando já estamos no grupo, todos estão rezando e nós por preguiça nos omitimos de rezar e acontece ainda de nos reclamarmos mais tarde que Deus já não fala mais conosco, que o grupo já não é mais o mesmo…

A Avareza Espiritual é o apego exagerado aos costumes, conceitos, tradições… É como que uma busca intelectual de Deus e não uma busca de compreensão e vivencia do completo de Deus, que é amor.

Aqui eu ate gostaria de partilhar duas coisas:
A primeira é de um dia em que eu iria deixar de ir a uma adoração pelo fato de estar de bermuda. É logico que eu sei que o correto é que eu va de calça, mas será eu deveria ter perdido aquele encontra maravilhoso com Jesus pelo fato de estar de bermuda? Muito a contra gosto fui convencido a ir e não me arrependo. “Quem a Deus tem, nada lhe falta, So Deus Basta.”
A segunda é algo é um dos coordenadores do grupo, Daniel, costumava falar. Os judeus crucificaram Jesus por conta dessa avareza. Por não olha-lo com os olhos amorosos de Deus e sim com os olhos severos dos costumes. A lei proibia que alguém se auto intitulasse Deus, ou filho de Deus, mas era isso que Jesus era. E Eles não conseguiram ver.
Que nós não crucifiquemos Jesus, mas que tenhamos sempre um olhar cheio de amor e misericordia.

A Tibieza é um relaxamento espiritual muito intenso. É quando você aos poucos, ou não, vai deixando de sentir ‘o peso dos passos de Deus.’ (Essa expressão é ligada ao que Adão sentiu depois de pecar. Na realidade o que pesa é a nossa consciência nos mostrando que estavamos errados ao agir daquela forma.)
É considerado o pior dos pirigos espirituais poque é onde você chega a perder a sua consciência Cristã.

Por tanto obedeçamos a São Paulo quando nos diz: “Fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus para que possais resistir às ciladas do demônio.” (Ef 6,10-11)
E a Jesus Cristo que diz: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome dua cruz e siga-me.” (Mt 16,24)

Deixe uma resposta