Segunda Feira Santa – Reflexão do Evangelho- Rodrigo da Costa

Por 15 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

“E preso o conduziram e entregaram ao governador Pôncio Pilatos” (Mat. 27, 2).

Antigamente, era conhecida como segunda feira de trevas, porque nos relembra a prisão de Jesus, dando origem ao início da Paixão. Em alguns lugares a segunda-feira Santa ainda é conhecida como segunda-feira de trevas. onde realiza-se a o ofício de trevas.

O evangelho de hoje nos relata o seguinte (Jo 12, 1-11)

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

No versículo 1, podemos ver a data precisa do acontecimento, que é justamente no dia de hoje, na segunda feira da semana santa, sendo que a páscoa narrada pelo evangelista, refere-se a páscoa judaica, comemorada por causa da passagem do povo hebreu que fugia do Egito para a terra prometida.
No versículo 2, Lázaro é o mesmo que foi ressuscitado e é narrado que ele estava a mesa com eles, porque Lázaro era o patriarca da família e era tradição que ele estivesse a mesa com seus convidados
No versículo 3, Maria mostra toda sua doação e adoração por Jesus, pois é a mesma que Jesus disse que obteve a melhor parte, quando foi adorar ao Senhor, mesmo recriminada por sua irmã Marta.
Nos versículos 4,5 e 6, Judas já mostra que está com o coração impuro e cheio de ganância, tomado pela cobiça, pois o evangelista João é duro em suas palavras, a preocupação de Judas não era com o dinheiro que poderia ser arrecadado para os pobres, mas sim com o dinheiro que deixaria de ter oportunidade de roubar, onde acaba não causando surpresa nenhuma, ewle ter traído Jesus, por conta de sua cobiça.
Nos versículos 7 e 8, Jesus já começa a anunciar mais uma vez sua paixão, ao narrar sobre sua sepultura e que Judas não o terá perto para sempre, até já profetizando a traição de Judas, pois ele estaria se distanciando de Jesus, no momento da traição.
Nos versículos de 9 a 11, mostra a conversão de alguns judeus, pois eles ao saber que Jesus estava em Betânia, na companhia de Lázaro, foram ao seu encontro, para ver com seus próprios olhos o milagre da ressurreição, o que causou a fúria e a inveja dos sumos sacerdotes da época que não admitiam que Jesus era mesmo o Messias, o Filho de Deus e o desejo de matar Lázaro, era uma tentativa de manter o poder que eles possuíam, que estava sendo desmoronado pelos ensinamentos e exemplo de Jesus

 

 

Deixe uma resposta