A importância de Maria no serviço, atualmente- Aline Melo

Por 16 de fevereiro de 2016 Maria Nenhum Comentário

Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, é um dos maiores exemplos de serviço a Deus. Ela, em sua humildade, sempre estava disposta a atendê-Lo e mesmo que não pudesse compreender a grandiosidade da vontade divina, ela aceitava. Mas o que é servir a Deus? Como podemos trazer para a nossa caminhada cristã esse grande exemplo de serviço a Deus que é Maria?
Maria era uma virgem dotada de virtudes: pureza, obediência, fé, disposição, entre várias outras que muito agradavam a Deus. Por isto ela foi a escolhida entre todas as mulheres para ser a mãe do Filho de Deus. Quando o Senhor se manifestou à Maria através de um anjo, dizendo-lhe que seria mãe do Messias, ela declarou com humildade: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). O “sim” de Maria deu início a um grande processo que se prolonga até as nossas vidas. Ela se deixou ser instrumento do Senhor, para que Sua promessa de salvação se cumprisse.

Assim como Maria, devemos nos deixar ser instrumento de Deus. Muitas vezes somos chamados para algum serviço na Igreja e não conseguimos perceber que ali Deus está nos chamando para atender uma vontade Sua. Se nos negamos a servir ou servimos de má vontade, podemos interferir muito em alguma obra que o Senhor queria realizar por meio de nós. Como o “sim” de Maria, o nosso “sim” também pode ser muito importante para a vida de alguém. Servir a Deus, portanto, é se deixar ser instrumento d’Ele, é se doar para atender a vontade divina.

O serviço a Deus não atinge só aos que recebem, mas também, e principalmente, aos que servem. Servir ao Senhor traz muita alegria ao coração, muita paz à alma. É algo quase inexplicável, mas quem já serviu, sabe como é a sensação que sentimos, é engrandecedor para a vida espiritual. Maria, em Lc 1, 46-47 manifesta o que estava sentindo por ter aceitado o chamado de Deus: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.”

Além disso, não podemos deixar de falar que enquanto cuidamos das coisas do Senhor, Ele cuida das nossas. Não é moeda de troca, mas o serviço fiel a Deus nos mostra a fidelidade d’Ele para conosco. Porém, vale ressaltar aqui que se for para servir, que seja de coração. Servir para se mostrar aos outros ou pensando em conseguir algo em troca não é servir a Deus. Quando Maria se dispôs a ser serva do Senhor, com tamanha humildade, nos mostrou que se doar para realizar uma vontade de Deus é graça.

Servir também é uma ótima forma de agradecer a Deus por todas as bênçãos que ele derrama em nossas vidas. Quem serve entende que tudo o que se tem vem da gratuidade do Senhor, e nada mais justo que retribuir em ações que edificam a Sua Igreja. Servir ao Senhor é um ato de humildade, principalmente nos dias de hoje, em que a maioria das atitudes visam algum lucro. Deus precisa hoje de servos cheios de verdade, de fé e de vigor, dispostos e sensíveis ao Espírito Santo para fazer o que Ele quer que seja feito. Ou seja, Ele precisa de servos que sejam como Maria, que entregou sua vida por inteiro a serviço do Senhor, que ela tanto amava.

Rezemos para ser sempre mais parecidos com Maria. Que possamos, de coração, servir a esse Deus tão bom e tão grandioso que só deseja o bem para todos os seus filhos. Que possamos sempre pedir a Mãezinha o seu auxílio nessa missão de servir a Deus, para termos, assim como ela, fé, humildade, simplicidade, paciência e que possamos enxergar o verdadeiro sentido do serviço: o amor!

Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz. E serás… servo de cada homem, servo por amor, sacerdote da humanidade!

 

Deixe uma resposta