Fãs ou Discípulos de Jesus?- David Welly

Por 15 de fevereiro de 2016 Reflexão Nenhum Comentário

Muitas vezes na nossa caminhada com Jesus Cristo passamos por diversos momentos. Alguns dias, estamos bem próximos Dele, em outros já estamos mais distantes. Tem dias que estamos cansados, já outros estamos bem dispostos. Tem dias que ir para o grupo de oração, missa, reuniões na igreja, tudo isso parece bem difícil. Já em outros, fazer tudo isso é bem mais fácil. A oração na semana, o SIM diário, o perdão, o pastoreio, a relação com os seus país, o abraço, o amor, tudo isso vem nos dizer se somos FÃS ou DISCÍPULOS de Jesus.

Antes mesmo de pensar se somos fãs ou discípulos, temos que refletir “O que é ser cristão?” “O que estou fazendo dentro da Igreja?” “Qual é o meu chamado hoje?” Depois de pensarmos sobre tudo isso, aí sim, podemos nos perguntar “E então, sou fã ou discipulo do Jesus?”

Mas qual a diferença? Como sei se sou um ou outro?

Lá em João 6, Jesus falava para a multidão sobre o pão da vida, o pão que desceu do céu. Muitos dos que ouviam aquele discurso, o acharam duro e falavam “isso não é para mim”. Quanto de nós hoje não falamos isso para Deus. Quantas coisas Deus vem nos pedir todos os dias e falamos “Isso não é para mim”. Quando Jesus vem pedir silêncio, vem pedir mais oração, vem pedir mais humildade, vem pedir mais fé, vem pedir castidade no namoro, vem pedir que evangelizemos, vem pedir para deixarmos as festas, a bebedeira. Quando Ele vem nos pedir para abrirmos mão de muitas coisas do mundo, o primeiro comportamento é SAIR DA IGREJA. Mais uma vez o comportamento daqueles discipulos se repete, e assim deixamos de ser discipulos e passamos a ser fãs de Jesus. Ou seja, ouvimos o mestre falar, mas não o escutamos de verdade. E esse é o comportamento de um fã, ouve, mas não escuta. Ouve, mas não obedece. Ouve, mas não age conforme a palavra. Ouve, mas prefere fechar os dois ouvidos, ou muito pior, o coração.

Quantas vezes no louvor, não levantamos mais os braços, não louvamos de coração aberto. Ficamos sentados, com os olhos abertos, olhando para o louvor, a alegria, a animação do colegao ao lado e falamos “isso não é mais para mim” “Vish, já passei da idade, na oração me concentro”. Olha o quanto de fã temos dentro da gente.

O fã, ele não segue  Jesus, ele para no caminho. O fã, ele não toma a sua cruz, ele larga no meio do caminho. O fã trata a Bíblia como um self-service, ele sempre escolhe as melhores partes para ser vivida. O fã desiste na primeira dificuldade. O fã grita ao vê o mestre. Ele transforma a religião em um verdadeiro espetáculo. Ele é dono da sua própria religião.

O discipulo não, ele é mais calmo, ele é mais manso, é mais humilde. Ele ama, ele perdoa. O discipulo não julga, não aponta o dedo, ele exorta, ele explica, ele não convence com palavras, mas com atitudes.

Imagina o povo daquela época. Um povo que esperava ansiosamente a vinda do salvador. E quando Ele vem, promete a aquela multidão um caminho de cruz e não de luz. Fala de um pão da vida e não de um pão físico que pudesse saciar a fome. E assim, muitos seguiram os seus caminhos, e deixaram para trás as promessas de Deus na vida deles.

Nós passamos a ser fãs quando vamos para a Igreja, a missa, por causa de uma pessoa, e não por causa de Deus. Somos fãs quando depositamos a nossa fé em alguém. Somos fãs quando começamos a namorar e esquecemos de Cristo. Somos fãs quando passamos no vestibular e abandonamos a Igreja. Somos fãs quando damos preferência a uma conversa na interrnet, ao telefone, a novela, a um filme ou seriado, e assim, deixamos Deus em último plano. Somos fãs quando negamos a nossa fé e somos a favor do aborto, do casamento homossexual, da eutanásia. Somos fãs quando negamos a Jesus, quando nos envergonhamos Dele, quando não defendemos a nossa fé.

Ser fã ou ser discipulo? Por mais difícil que seja é possivel ser discipulo todos os dias, e assim como São Domingos Sávio, e assim como Santa Terezinha do menino Jesus, nós podemos viver a nossa fé de forma ALEGRE e aguarrarmos a nossa cruz. Não só viver, mas testemunhar as maravilhas de Deus em nossas vidas. E Jesus nos convida todos as dias a deixar a nossa vida de fã e passar a ser discipulo. E como em Mateus 28,19, Ele vem nos convidar a fazer com que todos os povos se tornem seus discipulos.

Fã ou discipulo? A escolha DIARIA é sua.

Deixe uma resposta