Fases da Caminhada- José Luis

Antes de começar a falar destas fases, é de fundamental importância que se esclareça que não existe uma regra matemática, uma linha exata que descreva o início e a continuidade da caminhada com Cristo. Deus na sua infinidade e silgularidade se manifesta de maneira bastante particular a cada um de nós.

É importante frisar também, que estas fases não acontecem necessariamente na ordem que serão aqui apresentadas e que em geral não se manifestam sozinhas sendo comum o cristão viver mais de uma fase ao mesmo tempo. E ainda que não se vive cada fasa apenas uma vez. Todos devemos vivelas varias vezes.

* Primeira fase: A Primavera

Nessa estação ocorre o desabrochar da flor.

Ela ocorre quando descobrimos que existe um mundo além daquele em que vivíamos. Nela nossas emoções são postas a flor da pele. Sentimos coisas que nunca havíamos sentido. Em geral não compreendemos muito o que esta acontecendo, mas sabemos que estamos nos sentindo diferentes. Estamos nos sentindo bem. Descobrimos que existe um alguém que cuida de nós e nos ama de forma ímpar, mesmo que muitas vezes nós não o tenhamos correspondido.

Essa fase é considerada uma das mais belas pelo fato de Deus que é tão grande, forte e poderoso se mostrar tão pequeno e humilde em nossas mãos, se mostrar tão próximo de nós. Ela também é uma das mais particulares, pois o Senhor, e somente Ele, sabe exatamente o que cada um de nós necessita sentir e viver. Daí Ele unir milhões de crianças, jovens, adultos e idosos de vidas extremamente diferentes numa mesma necessidade, numa mesma fé.

Em muitos Ele se manifesta no ardor de um sentimento que parece queimar sem consumir, em outros por meio de uma paz, uma serenidade que em lugar nenhum do mundo se pode encontrar. Seja pelo fogo, seja pela brisa, Ele se manisfesta como Deus de amor. Não como um Deus que tem amor, mas como um Deus que é amor.

* Segunda fase: O Verão

Essa é a estação em que o sol aquece e ilumina fortemente as árvores.

Essa fase é bastante intensa. Aqui é onde nos sentimos fortes. É quando nos sentimos mais próximos de Deus. Sentimo-nos aquecidos por seu amor. Direcionados por sua luz. Abraçados por sua misericórdia.

Nela nos sentimos dispostos a enfrentar tudo aquilo que o mundo nos coloca como barreira para sermos felizes, para caminhar com nosso Senhor. Nela, muitas vezes, é quando louvamos mais alto, é quando dançamos mais intensamente, é quando nos entregamos quase que por completo por estar envolto em um sentimento muito, muito forte.

Cabe aqui ser colocada uma observação:

A maioria das pessoas ao passar por essa fase se engaja em um grupo, ministério, etc. Porém, quando ela acaba algumas pessoas se desviam do caminho que haviam se proposto a andar. Isso acontece porque nós em nossa ignorância, em nossa limitação confundimos o infinito de Deus com sentimento. Deus não é sentimento. Restringir, limitar, Deus a sentimento é um grande erro.

Alguém poderia indagar: José aqui mesmo foi dito que Deus era amor. Como agora você diz que Deus não é sentimento?

Mas Deus é sentimento. Deus não é apenas sentimento!

Mas foi dito: “Não como um Deus que tem amor. Mas como um Deus que é amor.”

Então eu lhes pergunto: Um pode ser igual a três? Algo, ou alguém, pode ser 100% alguma coisa e 100% outra coisa ao mesmo tempo? E ainda, o amor pode ser considerado apenas um sentimento?

Fato é que não podemos acreditar que Deus está conosco apenas quando estamos nessa fase. Ele esta conosco em cada instante. Em cada passo e em cada gesta, como diz a música.

* Terceira fase: O Outono

Nessa estação o vento sopra forte e derruba as folhas velhas, secas.

Essa é a fase mais importante e também a mais longa dessa nossa caminhada. Aqui é quando ocorre a lapidação, o aperfeiçoamento de cada um de nós que deseja andar nos caminhos de Senhor.

Esse período não é, ainda, o período de provações e dores… Esse é o período no qual nós devemos buscar conhecer mais a Deus. Nós devemos nos aproximar de Deus e não mais esperar que Ele nos puxe para seus braços. Devemos ler e meditar sua palavra. Buscar formações. Buscar conversar, tirar dúvidas, se aprofundar realmente no conhecimento da vida em Cristo. Mas antes de tudo, esse é um período no qual devemos rezar.

Aqui como o Pe Fábio fala: “Dizer um sim pressupõe dizer um não.” Como a própria palavra de Deus nos fala, é impossível servir a dois senhores porque há de se dedicar a um e ignorar ao outro. Nesse período nós, por vontade própria, devemos dizer alguns nãos ao mundo, a nós mesmos. Devemos cortar de nós os galhos que estiverem velhos, secos, sem vida.

Devemos abandonar as coisas que, as vezes nós são até agradavéis, mas que, nós sabemos que nos tira da retidão do caminho que queremos trilhar.

Nessa fase nós reconhecemos o quanto somos pecadores. O quanto nós ferimos ao Deus que tanto nos ama. Aqui nos cabe tomar várias decisões. E o interessante é que Deus não nos força a escolher por Ele em nenhuma. O belo, é que Ele nos mostra que nos quer ao seu lado, mas não nos tira o poder de escolher.

Essa é a fasa que não acaba para aqueles que têm por objetivo santidade!

* Quarta fase: O Inverno

Essa é a estação em que as nuvens negras escondem o sol.

Essa é a fase considerada difícil. Nela passamos por provações. Somos expostos a dificuldades, dores… E ela é intimamente ligada a todas as outras. É verdade que as quatro estações são interdependentes. Passando bem, vivendo bem cada uma das fases anteriores tornamo-nos capazes de superar também essa.

Ela, bem como as outras, é muito necessária ao crescimento e fortalecimento do cristão.

Para aqueles que viveram intensamente o desabrochar, o aquecer-se e o lapidar-se não vai ser difícil ter em si a certeza de que Deus pode estar encoberto por nuvens, mas Ele não deixa de estar ali. Ele não deixa de olhar por nós e nos amar.

Em geral essa fasa é vivida após e durante a fase anterior. Ou seja, ela vem quando teoricamente já estamos fortes conscientes o suficiente para suportar aquilo. É também um período em que se deve buscar bastante proximidade com Deus.

Há uma belíssima música que diz: “Eu sei que para além das nuvens, o sol não deixou de brilhar, só porque a terra escureceu. A minha vida está em Deus, eu sei que tudo posso em Deus, é Ele que me fortalece.”

Deixe uma resposta