Maria, Nosso Exemplo- Luana Lóscio

Por 16 de fevereiro de 2016 Maria Nenhum Comentário

Desde o princípio até a plenitude dos tempos, quando Deus enviou seu Filho Bem-Amado e o Verbo se fez carne, o Espírito Santo esteve presente na Terra e nos homens realizando sua missão. Sua missão escondida e conjunta com o Verbo, de quem Ele é distinto e inseparável, era preparar Sua vinda para que pudessem ser esperados e acolhidos quando se manifestassem e fossem plenamente revelados aos homens. Um exemplo de sua ação são os profetas, precursores de Cristo a quem o Espírito Santo inspirou e capacitou para que o anunciassem e redigissem os Livros Sagrados.

Assim como a missão do Cristo Jesus foi preparada pelo Espírito Santo, a de Maria também foi. Até a plenitude dos tempos surgiram também mulheres santas que foram como precursoras de Maria, que se sobressai dentre todas elas, como Sara, Ana, Débora, Rute, Judite e Ester. Para que o Verbo se fizesse carne, Deus quis a livre cooperação de uma criatura, por isso escolheu e predestinou Maria a essa missão desde toda a eternidade. Para que pudesse cumprir sua missão e ser capaz de acolher em si o dom inefável do todo poderoso, Deus a modelou pelo Espírito Santo, a abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, a cumulou com dons dignos de tal missão, a criou como uma nova criatura, a redimiu do pecado original desde sua concepção e por sua graça a fez permanecer pura do pecado pessoal durante toda sua vida.

A Anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria dá início a plenitude dos tempos, para qual os homens foram preparados e quando foram cumpridas as promessas de Deus, dá início também às maravilhas que Deus realizará em Cristo e na Igreja exclusivamente pelo poder do Espírito Santo que vem para santificar o seio da Virgem e a fecundar de forma divina para ela conceber em sua humanidade  Àquele em que habita corporalmente a plenitude da divindade: E o Anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra” (Lc 1,35a). Ao receber o anúncio de que iria conceber o Filho de Deus em seu seio virginal pelo poder do Espírito Santo, Maria movida pela obediência e pela humildade da fé, acolheu e consentiu à vontade do Senhor, respondendo ao Anjo com seu Fiat: Maria disse “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38).

Então, tendo experimentado antecipadamente a vinda do Espírito Santo, Maria nos ensina como viver guiados por Ele quando logo após a Anunciação passa a viver, sob a ação do Espírito, a missão que foi confiada a ela. Tornando-se a primeira discípula missionária de seu filho, ela anunciou a vinda de Jesus, colocou seus dons a favor de Isabel e levou a outros a graça que acabara de experimentar quando foi visitar sua prima que ficara grávida também pelo poder do Espírito Santo para servi-la: Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo (Lc 1,41).

Não só na visitação a Isabel, mas durante toda sua vida, podemos perceber que Maria se deixou guiar pelo Espírito: ao apresentar Jesus no templo, ao exilar-se no Egito, quando perdeu Jesus por três dias, nas bodas de Caná, ao encontrar-se com Jesus no caminho do calvário, ao ver Jesus crucificado, sendo transpassado por uma espada e sendo sepultado, sendo a garantia e esperança da vinda do Espírito Santo em Pentecostes e preparando a comunidade para acolher esse Espírito, ajudando-os a perseverar, permanecer unidos e a abrir seus corações em atitude de invocação e, por fim, em sua Assunção ao Céu.

Ao se deixar guiar pelo Espírito Santo por toda sua vida e cumprir sua missão de co-redentora, Maria tornou-se exemplo não só para a Igreja, mas também para todos os cristãos. Ao contemplar Maria em sua totalidade – sua vida, seu coração, sua alma e seu espírito – temos a fórmula de como nos deixar guiar pelo Espírito Santo em nosso serviço, em nossa vocação, em nossa caminhada e em nossa vida como um todo. Sua abnegação, submissão, servidão, entrega, fé, obediência, alegria, dor, sacrifício, amor, silêncio, caridade, humildade, esperança, testemunho são para nós modelo de como buscar a santidade, de como nos unir a Cristo e gerá-lo em nosso coração espiritualmente, e sua Assunção, a certeza da ressurreição, da salvação a todos que se deixarem guiar por esse mesmo Espírito.“Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8.14)

Deixe uma resposta