Oração pessoal e comunitária- Ana Katielly

O que seria para nós a oração em si?O Catecismo da Igreja Catolica e Santa Teresinha do menino Jesus nos dão uma definiçao que nos leva a refletir sobre o ato de orar,eis a definiçao:“É um impulso do coraçao,é um simples olhar de reconhecimento e amor no meio da provaçao ou no meio da alegria.”

Orar é receber Deus para uma conversa,é travar com Ele um dialogo de amor é falar com Ele o que o nosso coração grita e ouvir Dele uma resposta como necessitamos e não como queremos.

Para orarmos é preciso ter um coração aberto ao Espirito Santo,pois como diz São Paulo em Rm 8,26 não sabemos orar como convém e o Espirito vem em nosso favor,é Ele quem ira guiar nossas orações sejam elas pessoais ou comunitarias.

Na oração pessoal o Senhor vem nos dizer como disse a Jeremias “Clama por mim,que eu te ouvirei e te mostrarei coisas grandiosas e sublimes que tu não conheces.”(Jr 33,3).Em nossa oração pessoal devemos preparar um local para recebê-lo,não falo somente do local fisico,mas do nosso interior,do nosso coração,no instante em que rezamos nosso coração deve se voltar inteiramente para Deus,sem distrações,nossas palavras devem ser verdadeiras,não um palvreado solto,como faziam os fariseus,se é possivel rezar apenas um Pai nosso que esse seja com o coração todo envolto em amor e atenção para com Deus,pois Ele é todo atenção quando nos dirigimos a Ele,nem que seja só por pensamento.

Em nossa Oração pessoal nós é direcionamos nossos pedidos,pois é nossa vida,nossos problemas,ninguem pode fazer nossa oração pessoal esse é um encontro que só nós podemos ir,podemos sim interceder em nossa oração pessoal,afinal o Senhor nos confiou muitas pessoas,nossa familia,amigos,namorado(a),colegas de trabalho,de sala,enfim temos muitas pessoas por quem orar e podemos sim fazer isso em nossa oração pessoal,mas que não seja só isso,pois a oração pessoal é um momento que o Senhor quer nos ensinar,quer mostrar a nós os caminhos que devemos seguir,quer nos mostrar coisas “grandiosas e sublimes.”

Em Ef 5,18-20 o Senhor vem dizer a nós que devemos entoar juntos salmos,hinos e canticos espirituais,é aí que mora o fundamento para orarmos em comunidade,para em comunidade louvarmos e agradecermos a esse Deus que tanto nos ama e que nos quer cada vez mais perto Dele,em comunidade o Senhor vem nos encher do seu Espirito,vem como no dia de Pentecostes derramar sobre nós o Espirito Santo e todos os seus dons,pois hoje nós somos os seus apostolos que clamamamos a força que vem do alto.

Na oração comunitária a unidade de pedidos,de louvor nos aproxima mais ainda de nosso Senhor Jesus Cristo,por isso ela tem um direcionamento e um guia,alguém que o Senhor escolhe pra guiar a comunidade ap encontro com Ele,por isso ao rezar em comunidade é preciso ouvir o que diz quem está a frente e caminhar com ele rumo ao Pai.

Quando rezamos comunitariamente os dons se manifestam,os dons que o Senhor distribui a cada um conforme Ele quer,nossa intercessão em comunidade é um efusão de dons em nós e naqueles em quem oramos,nesse instante somos canais da graça do Senhor,Ele vem nos usar para chegar mais perto dos corações e para falar a eles com mais intimidade.

Em nossas orações sejam elas pessoais ou comunitarias o clamor ao Espirito Santo é essencial,pois somente Ele pode nos ensinar a orar como convém.

 

Jesus Sacramentado nosso Deus amado!

Deixe uma resposta