Palavras convertem, testemunhos arrastam- Vanessa Lauanna

Por 15 de fevereiro de 2016 Humana Nenhum Comentário

Durante a sua vida, Jesus Cristo realizou muitos milagres entre o Seu povo. Foi por meio deles, como podemos confirmar em Mt 8, 1-4; Mt 8, 5-17 e Mt 9, 1-8, que conseguiu a conversão de multidões. É baseado nessas palavras do Evangelho que os convido a refletir sobre a importância do testemunho e da partilha na vida de um cristão.

Nós, motivados pelo ceticismo que é intrínseco à natureza humana, costumamos duvidar de tudo que nos é apresentado, principalmente quando isso toca em pontos que a razão, por si só, não consegue explicar. Essa realidade não foi diferente no tempo de Cristo, o que pode ser confirmado pelo exemplo de Tomé, que, na sua incredulidade ante a ressureição de Jesus, duvidou que os outros discípulos estiveram na presença do Senhor ressuscitado (Jo 20, 24-29).

Nesse exemplo, Tomé simboliza aqueles que exigem uma experiência particular com Deus para acreditar na Sua existência. É preciso lembrar, porém, que Jesus se revelou a Tomé não em uma experiência particular, mas dentro da comunidade, e foi o testemunho de Tomé junto ao da comunidade cristã que conseguiu manter viva a fé em Jesus ressuscitado desde a sua geração até a atual. Eis aqui uma prova da importância do testemunho vivo na conversão de multidões.

Além disso, a vida dos Santos é mais uma prova da capacidade arrebatadora de um testemunho na conversão de pessoas. São Francisco de Assis, por exemplo, reflete um dos testemunhos mais belos de devoção ao Pai, pois, abdicando de uma vida cheia de riquezas materiais para viver com os mais necessitados, conseguiu e ainda consegue tocar vários corações e torná-los crentes à obra divina. E é claro, não podemos nos esquecer do exemplo de entrega mais perfeita ao Pai, que é o de nossa mãezinha, Maria, que soube melhor que ninguém testemunhar com a própria vida o amor de Deus.

Outro exemplo mais próximo de nós é o testemunho de pessoas que foram convertidas por admirar a felicidade daqueles que seguem a Deus sem temer. Dentro de comunidades cristãs, de paróquias e grupos de orações, encontramos vários casos de fiéis que só conheceram o amor do Pai porque se sentiram motivados a descobrir de onde vem a felicidade que emana dos corações dos que conhecem a Deus.

São exemplos como esses que constatam para nós a força de um testemunho, já que é através deles que os homens podem descobrir a presença e a ação do Deus invisível aos nossos olhos, mas que se torna visível aos nossos corações.

É fato que ainda hoje existem vários “Tomés” espalhados pelo mundo. O nosso papel, como cristãos que descobriram o amor de Deus, portanto, é evangelizar às multidões a fim de converter aqueles que permanecem céticos às graças de Cristo. Palavras são extremamente necessárias para divulgar a obra divina, porém, quando acompanhadas de testemunhos reais dessa obra, elas se fazem mais firmes e quebram a barreira do ceticismo que impede a conversão completa de um irmão.

“Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.” (Mt 5, 14-16)

Deixe uma resposta